Temas | Gestão de Processos

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Gestor de Processo – 06

Gestor de Processo – 06

Gestor de Processo O Gestor de Processo é a pessoa responsável pela “saúde” do seu processo e para isso, zela pelo seu desempenho e por sua melhoria contínua, interagindo com todas as áreas da organização, que exercem atividades no processo. É responsável também pela...

Escritório de Processos – 07

Escritório de Processos – 07

Escritório de Processos Pense em Escritório de Processos - em algumas organizações “Área de Processos” -,  somente se já existir uma plena consciência da importância de BPM na organização, ou seja, se existir uma suficiente preparação para a implementação de BPM. A...

Consultoria em Processos – 08

Consultoria em Processos – 08

Consultoria em Processos Justificativa para contratação de trabalhos de consultoria em Processos: Ao usar os trabalhos, conhecimentos, experiências e ferramentas de uma consultoria, a organização não desvia o foco das suas equipes, das atividades-fim do negócio, além...

Software para Processo – 09

Software para Processo – 09

Software para Processo Embora por definição, possa-se fazer Gestão de Processos sem auxílio de nenhum recurso de informática, isto é quase impensável, hoje em dia, com a vasta gama de recursos da TI disponíveis aos ambientes de negócio. Com isso, obviamente...

Técnicas de Mapeamento e Redesenho de Processos – 10

Técnicas de Mapeamento e Redesenho de Processos – 10

Técnicas de Mapeamento e Redesenho de Processos A qualidade do trabalho de mapeamento ou redesenho de processos depende essencialmente da assertividade na escolha das pessoas que participam e contribuem nesse trabalho, fornecendo informação, questionando, sugerindo e...

Gestão de Mudança em Gestão de Processos – 11

Gestão de Mudança em Gestão de Processos – 11

Gestão de Mudança em Gestão de Processos Gestão de Processos, pela sua própria natureza implica constantemente em mudanças.    => Para que essas mudanças sejam bem aceitas, implementadas e enraizadas, é preciso que se tenha o comprometimento das pessoas envolvidas...

Melhoria Contínua de Processo – 12

Melhoria Contínua de Processo – 12

Melhoria Contínua de Processo Melhoria Contínua é uma prática de Gestão, que  visa tornar os resultados de negócio cada vez melhores, mais eficientes e eficazes. Melhoria Contínua é um mecanismo cíclico de melhoria, sem fim, visto que não há sentido pensar que se...

Indicadores de Desempenho de Processo – 13

Indicadores de Desempenho de Processo – 13

Indicadores de Desempenho de Processo Um dos principais elementos que caracterizam a Gestão por Processos é o Monitoramento do Desempenho de cada processo, que mostra o resultado obtido do negócio e que permite avaliá-lo e compará-lo, em relação às metas, aos padrões,...

Monitoramento do Desempenho de Processo – 14

Monitoramento do Desempenho de Processo – 14

Monitoramento do Desempenho de Processo Aqui nos referimos à parte mais importante de toda a tratativa com processos de negócio. Se não se conseguir implantar o monitoramento, todo o trabalho que se fez anteriormente com processos se perderá com o tempo, ficando...

Notação para Documentação de Processo – 15

Notação para Documentação de Processo – 15

Notação para Documentação de Processo Notação é um conjunto de símbolos e textos, que possuem um significado relevante, usados para a representação dos processos, em diagramas específicos, normalmente intuitiva, a qual deve ser compreendida, tanto pelos executivos de...

Metodologia de implantação de BPM – 16

Metodologia de implantação de BPM – 16

Metodologia de implantação de BPM Neste ponto, iniciamos o uso da metodologia, traduzida em passos, ou etapas, relativas à implementação da Gestão por Processos em uma organização. Diversas organizações implementam iniciativas que guardam relação com Gestão de...

Planejamento da iniciativa de Implementação de BPM – 17

Planejamento da iniciativa de Implementação de BPM – 17

Planejamento da iniciativa de Implementação de BPM Considerando as atividades necessárias à iniciativa de implementação da Gestão de processos, descrevemos, a seguir, os principais passos. Procuramos prover resposta à indagação: Por onde começar, para praticar Gestão...

Cadeia de Valor – 18

Cadeia de Valor – 18

Cadeia de Valor Origem: Em 1947 Lawrence D. Miles criou e introduziu a técnica da Análise de Valor, identificando, clarificando e separando os custos que têm e os que não têm relação com os clientes. Consiste em decompor um produto ou serviço nas suas funções...

Estratégia e Processo – 19

Estratégia e Processo – 19

Estratégia e Processo I – Estratégia em Negócio – Definição: Estratégia é a forma pela a qual a organização descreve quais são suas necessidades ou anseios estratégicos de futuro, bem como o que deve ser feito (ações práticas) para que estes anseios sejam alcançados....

Mapeamento AS IS – 20

Mapeamento AS IS – 20

Mapeamento AS IS Definição: É o trabalho de levantamento e documentação da situação atual do processo, comumente chamado de AS IS, a qual é representada em fluxo ou diagrama. Nesta mesma oportunidade levantam-se também os problemas ou fragilidades, bem como as...

Diagnóstico do Processo – 21

Diagnóstico do Processo – 21

Diagnóstico do Processo Definição: É o trabalho executado após o mapeamento - AS IS e antes do redesenho - TO BE, que visa descrever, textualmente, a situação do processo, segundo os seus problemas ou fraquezas identificadas no mapeamento. Pela análise da realidade...

Redesenho de Processo – TO BE – 22

Redesenho de Processo – TO BE – 22

Mapeamento TO BE ou Redesenho de Processo Definição: É o trabalho de discussão, definição e documentação da situação futura do processo, comumente chamado de TO BE, a qual é representada em fluxo ou diagrama – também chamado de redesenho. Quem: Os participantes desse...

Implementação de Melhorias – 23

Implementação de Melhorias – 23

Implementação de Melhorias Definição: É o trabalho mais difícil, pois é nele que as mudanças projetadas precisam ser concretizadas. Aqui é bom ter ciência de que precisamos força e determinação, para fazer acontecer, pois a tendência é que as mudanças não ocorram e,...

Reengenharia de Processo – 24

Reengenharia de Processo – 24

Reengenharia de Processo Cada processo da organização é um conjunto de atividades, que incorpora uma certa inteligência e lógica, para a sua execução, (similaridade com engenho), que trabalhando sistematicamente gera um determinado produto. Um conjunto inteligente de...

Geração de Manuais de Procedimentos – Normativos – 25

Geração de Manuais de Procedimentos – Normativos – 25

Geração de Manuais de Procedimentos - Normativos Documento, normalmente em Word, ou similar, gerado a partir do diagrama do processo, normalmente composto por: -  Representação gráfica do processo -  Suas condições de início -  Interfaces com outros processos -  As...

Automação de Processo (Workflow) – 26

Automação de Processo (Workflow) – 26

Automação de Processo (Workflow) Consiste na implementação de um sistema informatizado, do tipo Workflow, que define, gerencia e “fiscaliza” e reporta, o andamento da execução de processos de negócio, cuja ordem de atividades é guiada por uma representação lógica, em...

Gestão de Regras de Negócio – 27

Gestão de Regras de Negócio – 27

Gestão de Regras de Negócio Uma regra de negócio é uma declaração que define ou restringe algum aspecto do negócio. Destina-se a controlar ou influenciar o comportamento do negócio. Descreve as operações, definições e restrições que se aplicam a uma...

Processos Digitais – 28

Processos Digitais – 28

Processos Digitais Cenário: O advento dos nichos de mercado possibilitou que cada grupo de pessoas, ou no extremo, um grupo diminuto de pessoas, ou até mesmo uma única pessoa, seja tão diferente, e queira seu desejo ou necessidade atendido da forma que lhe pareça o...

Qualidade e Processos – 29

Qualidade e Processos – 29

Qualidade e Processos Sistemas de qualidade são mecanismos que visam institucionalizar práticas que auxiliem na melhoria contínua do negócio, principalmente pela melhoria da Qualidade da operação e consequentemente, dos produtos e serviços decorrentes. Certificação A...

Gestão de Riscos – 30

Gestão de Riscos – 30

Gestão de Riscos Definição: Risco É a possibilidade de que a realização de um objetivo seja impedida ou negativamente influenciada por eventos incertos. É o risco de perdas diretas ou indiretas resultantes da inadequação ou falhas em processos, pessoas, sistemas ou de...

Compliance e Processos – 31

Compliance e Processos – 31

Compliance e Processos Governança Corporativa: Sistema definido e explicitado, que assegura aos sócios-proprietários a gestão estratégica da organização, e a efetiva monitoração da direção. A efetiva Governança Corporativa assegura aos sócios equidade, transparência,...

TI e Processos – 32

TI e Processos – 32

TI e Processos Tema: TI e Processo – Desenvolvimento de Soluções O cenário do processo de desenvolvimento de sistema informatizado, em grande parte dos projetos, se desenvolve da seguinte forma: Alguém de negócio fala com TI, explica a necessidade, com o nível de...

Auditoria de Processo – 33

Auditoria de Processo – 33

Auditoria de Processo Auditoria - definições: Mecanismo de verificação de conformidade entre a maneira como a organização está executando os seus processos de negócio, e os objetivos, metas, estratégias e procedimentos definidos. Trabalho sistemático realizado, para...

Projeto 6 Sigma – 34

Projeto 6 Sigma – 34

Projeto 6 Sigma É uma metodologia inovadora centrada na eliminação dos defeitos de processos e que tem como objetivo máximo proporcionar aos clientes desse processo um serviço/ produto, próximo da perfeição. Para as organizações que já aderiram a este sistema, a...

Projeto Lean – 35

Projeto Lean – 35

Projeto Lean É uma forma de organizar os negócios para que toda a perda nos processos seja eliminada ou pelo menos fortemente reduzida. Projeto Lean significa enxugar os erros e os desperdícios existentes na execução dos processos. Em Lean, perda é tudo aquilo em um...

Benchmarking de Processo – 36

Benchmarking de Processo – 36

Benchmarking de Processo Processo no qual uma organização busca, através de estudo sistemático – normalmente feito com visitas – comparar-se a outras organizações, (às vezes se comparando internamente) buscando examinar se há uma forma diferente de gerar determinado...

Pessoas e Processos – 37

Pessoas e Processos – 37

Pessoas e Processos Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA, dos funcionários de uma organização, que quando integrados e utilizados estrategicamente, facilitam e impulsionam o atingimento dos resultados estratégicos definidos. É,...

Simulação de Processo – 38

Simulação de Processo – 38

Simulação de Cenário Futuro de Processo Simulação é a técnica que permite trazer a realidade de processos de Negócio para dentro do computador, através da criação de um modelo dinâmico (representação gráfica) que espelhe fielmente seu comportamento (atual e o futuro)....

Cálculo de ROI em iniciativas de BPM – 39

Cálculo de ROI em iniciativas de BPM – 39

Cálculo de ROI em iniciativas de BPM São os possíveis benefícios monetários resultantes de um valor aplicado no desenvolvimento ou revisão de alguma iniciativa que consumiu esse valor. No nosso caso de Gestão de Processos, é o valor do ganho obtido com as...

Custeio Baseado em Atividades – ABC – 40

Custeio Baseado em Atividades – ABC – 40

Custeio Baseado em Atividades - ABC Activity Based Costing (ABC) ou Custeio Baseado em Atividades, é uma metodologia de cálculo de custos, que procura conhecer as causas dos custos, evitando o tradicional rateio. A grande mudança quando se utiliza  o ABC é que...

Maturidade em Gestão de Processos – 41

Maturidade em Gestão de Processos – 41

Maturidade em Gestão de Processos O significado literal da palavra é a maturidade ou amadurecimento, transmitindo a noção de desenvolvimento de um estado inicial a um estado mais avançado. Aqui está implícita a noção de evolução, sugerindo que o tema avaliado pode...

Capacitação em Gestão de Processo – 42

Capacitação em Gestão de Processo – 42

Capacitação em Gestão de Processo Refere-se ao conjunto de treinamentos que visam capacitar as pessoas nos conceitos ligados a processos, e mais especificamente os conceitos de Gestão de Processos. Esta providência normalmente é tomada pelo Escritório de Processos....

Benefícios com a Implementação de Gestão de Processos – 43

Benefícios com a Implementação de Gestão de Processos – 43

Benefícios com a Implementação de Gestão de Processos Qualidade: Padronização, transparência e formalidade na execução dos processos Controles em sistemas oficiais, desenvolvidos a partir da realidade do negócio, espelhada na documentação de processos – vide TI e...

Certificação profissional em BPM – 44

Certificação profissional em BPM – 44

Certificação profissional em BPM Trata de entidades internacionais que reúnem, registram, estruturam, catalogam e compartilham conhecimentos e melhores práticas, a respeito de determinado segmento profissional. Seus afiliados, que podem ser pessoas, ou organizações,...

Tendências em BPM – 45

Tendências em BPM – 45

Tendências em BPM Palavras-chave relativas às tendências de Negócio e de TI, no que tange a Processos de Negócio: Valorização de Processos – em ambiente de Serviços BPO – Terceirização de Serviços Padrões Terceirização da Gestão de Processos – Preparação das...

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Prof. Pedro Mello

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Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

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