Consultoria em Processos
Justificativa para contratação de trabalhos de consultoria em Processos:
Ao usar os trabalhos, conhecimentos, experiências e ferramentas de uma consultoria, a organização não desvia o foco das suas equipes, das atividades-fim do negócio, além de contar com uma análise especializada e assertiva de como melhorar seu desempenho organizacional e determinar as melhores alternativas em termos do trabalho contratado.
Através dos conteúdos pelos quais já passamos, já conhecemos:
- O que é BPM
- Porquê adotar BPM em uma organização
- Como implementar BPM
- Os requisitos para a implementação de BPM
- Os benefícios da adoção de BPM
- OS principais passos para implementação de BPM
Para viabilizar e garantir êxito em uma empreitada como essa, que naturalmente provoca transformações na organização e, por isso requer experiência e práticas não habituais no dia a dia das organizações, é salutar a contratação de Consultoria, que introduza metodologia, ferramentas e técnicas e seja parceira, conduzindo projetos e transferindo conhecimentos, de forma a capacitar as pessoas internas, internalizando e enraizando a prática na organização, conduzindo o passo a passo do trabalho, apenas durante o tempo exigido pela iniciativa.
Inicialmente, a Consultoria ocupa-se, junto com atores internos, de executar as etapas essenciais da implementação de BPM
1º Tema – Decidir pela gestão de processos na organização
2º Tema – Comunicar a implementação da gestão de Processos na Organização
3º Tema – Criar o Escritório de Processos – Etapas:
1ª Etapa – Planejamento
2ª Etapa – Construir a Cadeia de Valor
3ª Etapa – Conectar Estratégia com Processos
4ª Etapa – Priorizar Processos
5ª Etapa – Mapear os processos – AS IS
6ª Etapa – Análise e diagnóstico do processo
7ª Etapa – Definição da visão futura do processo – TO BE
8ª Etapa – Implementação do processo melhorado
9ª Etapa Monitoramento e Melhoria Contínua do processo
==> Sequência da Melhoria Contínua do processo
Posteriormente, dependendo da maturidade em Gestão de Processos da organização, e em decisão conjunta com os atores internos, pode-se adotar outras iniciativas, que fazem parte das ferramentas de melhoria contínua dos processos, ao longo do tempo:
- Geração de Manuais de Procedimentos
- Automação de Processos – Workflow + RPA
- Gestão de Regras de Negocio
- Implementação de Processos Digitais
- Qualidade e Processos
- Gestão de Riscos
- Compliance e Processos
- TI e Processo – Desenvolvimento de Soluções
- Auditoria de Processo
- Projetos 6 sigma
- Projetos Lean
- Benchmarking de Processos
- Pessoas e Processos – Gestão de Competências
- Simulação de Processos
- Custeio Baseado em Atividade
- Capacitação em Gestão de Processos
A Consultoria precisa assegurar que os conhecimentos sejam transferidos e os atores internos, precisam assegurar que esses conhecimentos sejam assimilados e devidamente internalizados.
Consultoria de Processo é uma definição importante, como estruturante, para a implementação de BPM.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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