Matriz BCG – 21

Escrito por Pedro Mello

20 de julho de 2020

matriz bcg

Série Ferramentas da Gestão

Matriz BCG

 (utilizaremos o termo Produto, quando nos referirmos a Produtos / Serviços)

O que é Matriz BCG:

  • A Matriz BCG é uma metodologia, para analisar os produtos de uma organização, com o objetivo de identificar qual a perspectiva de futuro de cada um no mercado, e assim, facilitar decisões sobre a sua continuidade, ou não, no portfólio de vendas.
  • A representação gráfica da Matriz BCG demonstra a posição de cada produto, dentro de um ciclo de vida, ajudando na definição de estratégias de mercado, compatíveis com essa posição.
  • A matriz BCG é uma ferramenta da gestão, que facilita a análise do portfólio de produtos de uma organização, de acordo com o desempenho de cada um no mercado, bem como na perspectiva de futuro desse mercado, auxiliando na tomada de decisão para otimização da carteira de produtos da organização.
  • A matriz BCG auxilia os profissionais de marketing e vendas, na análise de cada produto, identificando aspectos que definem a sua manutenção (ou não), no portfólio de vendas.

Quando usar a matriz BCG? Quando a organização precisa ….

  • … classificar o mix de produtos e definir estratégias de ação sobre cada um
  • … fazer uma reavaliação do catálogo de produtos – Isto inclui a decisão sobre novos produtos
  • … descobrir lacunas e potencialidades para oferecer soluções ainda melhores e mais atraentes para os consumidores
  • … traçar um panorama geral do desempenho dos produtos, no mercado, para definir o futuro
  • … visualizar a posição de cada item em relação às receitas geradas e em comparação com a concorrência
  • … responder, se vale a pena manter um produto no portfólio, aumentar para ele os investimentos, ou descontinuá-lo
  • … promover a melhoria da carteira de produtos, priorizando aqueles que melhor equilibram maior lucro, com menor uso de recursos
  • … identificar qual é a possibilidade de crescimento de um produto, a sua condição perante o faturamento, fluxo de caixa, a aceitação do público etc.
  • … analisar como está o ciclo de vida dos produtos e tomar inteligentes decisões de marketing
  • … decidir quais produtos necessitam de mais investimentos ou quais devem deixar de ser comercializados. (empresas que comercializam uma série de produtos diferentes)
  • … de uma ferramenta de gestão que auxilie as decisões da disciplina “Marketing”
  • … analisar como está o desempenho dos concorrentes em relação a determinados produtos

 

Como Funciona a matriz BCG:

A Matriz BCG é dividida em dois segmentos:

Linha vertical

  • Representa o crescimento do mercado do produto em questão, e com isso, o espaço para o crescimento do produto em análise.
  • É a partir desse indicador que a capacidade, ou chances, do produto, em gerar receita, poderá ser analisada.

Linha horizontal

  • Representa a participação relativa do produto em relação ao produto do seu maior concorrente.
  • O tanto deste mercado que é dominado pela empresa, dentro do nicho

Através desses eixos pode-se concluir, em uma primeira análise, que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto, ou quanto maior for a participação desse produto no mercado, melhor será para organização. Conclui-se uma maior vantagem competitiva por produto, em relação aos concorrentes.

BCG2 - Matriz BCG - 21

  • A Matriz BCG é dividida em 2 segmentos
  • Cada segmento é dividido em Alto e Baixo
  • Com isso temos 4 Quadrantes

Através desses eixos pode-se concluir, em uma primeira análise, que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto, ou quanto maior for a participação desse produto no mercado, melhor será para organização. Conclui-se uma maior vantagem competitiva por produto, em relação aos concorrentes.

BCG3 - Matriz BCG - 21

Cada produto é posicionado no seu quadrante ideal, na matriz, de acordo com seu comportamento no mercado e com as características do mercado. Os quadrantes são:

 Ponto de interrogação:

  • Produto que ainda não gera grande receita, mesmo com alto investimento desenvolvimento, marketing e vendas
  • É usual estar nessa categoria os produtos recém-lançados, ou disruptivos no mercado, que constituem apostas da organização
  • Aqui estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento, com grandes investimentos e baixo retorno
  • A organização ainda está entendendo o desempenho do produto. Por estar em um mercado com alto crescimento, ainda precisa receber significativos investimentos
  • Posição habitual para produtos em fase de lançamento

Estrela:

  • Produto  com alta participação de mercado, e mercado com altas taxas de crescimento
  • Líder de mercado que, apesar da lucratividade, exige investimentos generosos para se manter competitivo
  • Gera muito lucro, mas exige considerável investimento, para que alcance bom desempenho de vendas
  • Como o próprio nome sugere, é estrela do portfólio de produtos – do momento, recebe investimentos e esforços, para gerar alta receita
  • Caso o crescimento do mercado seja reduzido, ou se estabilize, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”

 

Vaca leiteira:

  • Produtos com taxa de crescimento moderada, ou estabilizada, em mercados já estabelecidos. Algumas organizações têm estes produtos como sua base de sobrevivência, por terem faturamento e lucro altos
  • Produtos “sonho” de todo negócio, pois geram bons lucros, sem a necessidade de grandes investimentos. Têm clientela fiel e necessitam de pouca promoção, em função de sua qualidade e/ou reputação junto ao mercado
  • Apesar de crescerem menos do que as “Estrelas”, são estáveis e garantem lucro para a organização sem a necessidade de agressivos investimentos
  • A receita vem de forma orgânica e gratuita, sem um alto custo para incentivar as vendas
  • Produtos bem estabelecidos no mercado e, por terem uma boa percepção por parte dos clientes, acabam se “autopromovendo” e gerando lucro, naturalmente

 

Abacaxi: (abrasileirado)

  • Também conhecido como “cão”, ou “vira-lata”, ou animal de estimação – original da metodologia
  • Produtos com baixa participação no mercado – baixo desempenho de vendas, e mercado sem perspectivas de crescimento. Devem ser evitados ao máximo pela organização, sendo possível até o seu descarte do portfólio de vendas, caso os planos de recuperação envolvam altos investimentos
  • Produtos em um momento crucial no ciclo de vida – o declínio

 

Como estruturar a Matriz BCG

BCG4 - Matriz BCG - 21

 

1. Listar os produtos e serviços – conheça bem o portfólio de produtos da organização

  • O passo chave é conhecer a fundo todos os produtos do atual portfólio, para que não fique nenhum de fora da análise
  • Registre toda informação consistente sobre a participação no mercado e contribuição no lucro do negócio, de cada produto

BCG5 - Matriz BCG - 21

 

2. Criar um gráfico, com uma linha horizontal e uma linha vertical

O formato essencial da matriz BCG é um gráfico cartesiano, com uma linha horizontal e outra vertical, formando os quadrantes de classificação.

Linha vertical

  • Representa a taxa de crescimento do mercado, normalmente sob uma abrangência anual
  • É a partir desse indicador que a capacidade do produto de gerar caixa poderá ser analisada

Linha horizontal

  • Representa a participação relativa do produto, no mercado, em comparação com o produto do maior concorrente da organização

BCG2 - Matriz BCG - 21

Normalmente se utiliza software gráfico, para desenhar a matriz.

3. Inserir os produtos na tabela BCG

BCG6 - Matriz BCG - 21

4. Analisar os resultados e adotar possíveis atitudes

  • Com a inserção dos produtos nos quadrantes da matriz, fica possível visualizar a posição de cada um no cenário de negócio da organização
  • A análise de resultados é o passo final da estruturação da matriz BCG – e também o mais importante
  • A movimentação dos produtos pelos quadrantes mostra o caminho percorrido pelo produto, bem como as possíveis providências a serem adotadas, seja para aumentar os investimentos, ou mudar totalmente de estratégia etc.

 

Algumas decisões, decorrentes da análise da Matriz BCG estruturada:

4.1 Construção

  • Implica direcionar recursos, para ampliar a participação do produto no mercado, normalmente através de recursos e esforços de marketing e comercialização
  • O quadrante “vaca leiteira” não necessita desse cuidado
  • Nos demais quadrantes, os objetivos da construção são:
    Estrela: posicionar/migrar o produto como vaca leiteira, em determinado tempo futuro
    Interrogação: posicionar/migrar o produto como vaca leiteira, ou estrela
    Abacaxi: dar uma última chance de recuperação, ou eliminá-lo do portfólio

4.2 Manutenção

  • Basicamente, são ações que conduzem à conservação da posição atual do produto no mercado. Esta providência é bastante útil para os produtos do tipo “vaca leiteira”
    É preciso, todavia, cuidar para que a demanda se mantenha crescente ou no mínimo estabilizada, para esse produto.

4.3 Colheita

  • Refere-se ao máximo aproveitamento da posição do produto, auferindo os seus bons resultados. Nesse caso, aludimos os produtos “estrela” e/ou “vaca leiteira”, que normalmente produzem importantes receitas. É razoável utilizar os resultados dos produtos “vacas leiteira”, como segurança para financiamento de novas criações.

4.4 Abandono

  • Em alguns casos, é preciso se decidir pela descontinuidade (abandono/eliminação) de determinado produto que, quando chega nessa condição, só se mantem por questões históricas, ou emocionais.
    Quanto antes a organização eliminar do seu portfólio, os produtos que não contribuem com a saúde financeira, melhor.
    Essa providência de descontinuidade de produto, às vezes precisa ser tomada com o produto ainda no quadrante Interrogação, antes migrem para o abacaxi.

 

Nota:

Os produtos podem “se movimentar” entre os quadrantes da matriz BCG. Não há um padrão de comportamento para esta dinâmica – dentro do ciclo de vida do produto. Um produto bem sucedido pode transitar pelas quatro fases da matriz.

Os caminhos do ciclo de vida de um produto

BCG7 - Matriz BCG - 21

  • No início de sua vida útil, o produto se posiciona no quadrante das “interrogações”, ou seja, demonstra potencial de crescimento, mas por tratar-se de início de vida, normalmente não gera lucros:
    • O ideal aqui é determinar um tempo limite, para voltar a analisar os produtos desse quadrante e, preferencialmente, buscar movê-los para outro quadrante.
    • Basicamente, o que se deve fazer é estabelecer um prazo médio para voltar a analisar esse produto e movê-lo de quadrante.
    • Como acontece de alguns produtos serem muito diferentes dos já existentes no mercado, é bom aproveitar para investir mais neles para conquistar o público.
  • Da interrogação, o produto tem três caminhos possíveis:
    • O primeiro caminho é o positivo: se uma “interrogação” tiver sucesso, tende a se transformar em uma “estrela”. Produtos que se estabelecem no mercado costumam ficar neste quadrante por um longo período. Com o passar do tempo, eles podem tanto se tornar líderes do segmento, transformando-se em “vacas leiteiras”, quanto entrar em um processo de declínio até se tornarem “abacaxis”.
    • O segundo é ter baixa performance de vendas e ser classificado como um “abacaxi”. Nesse caso, a estratégia de crescimento desse produto muda, obrigatoriamente, para evitar prejuízo futuro. Esse é um momento de reação, por isso o produto recebe um ultimato – ou se recupera dentro de determinado período, ou é descartado do portfólio.
    • É raro, mas possível, ter um produto que, da “interrogação”, já inicia como uma “vaca leiteira”. Poucos empreendedores têm essa felicidade.

BCG8 - Matriz BCG - 21

  • Uma “vaca leiteira” também exige cuidadosos olhares, com relação à concorrência, e também com adoção de melhorias incrementais, para manter uma demanda crescente e não ser desbancada por concorrentes.

BCG1 - Matriz BCG - 21

Representação do ciclo de vida dos produtos – combinado com Matriz BCG

Comparativo entre BCG e SWOT

Matriz BCG e matriz SWOT são excelentes ferramentas estratégicas para a tomada de decisões, mas com diferenças expressivas entre suas essências.

  • A matriz SWOT pode ser aplicada ao panorama geral da organização, em relação ao mercado ou em processos de negócio específicos.
  • A matriz BCG se aplica ao estudo e gestão do portfólio de produtos, sendo uma análise estratégica mais restrita.
  • SWOT é aplicada para identificar as forças e fraquezas de uma organização (fatores internos) e as ameaças e oportunidades do ambiente externo de negócios.
  • A matriz BCG é voltada à classificação de produtos, de acordo com a participação no mercado e com a taxa de crescimento no mercado.
  • A análise pela matriz BCG é decisiva para a criação de políticas de investimento, administração de caixa e identificação de produtos mais promissores
  • Quando combinadas, as duas matrizes oferecem dados preciosos, que ajudam os administradores na análise de informações históricas e na previsão de cenários futuros, em busca do alcance de objetivos de negócio.

A importância de se utilizar a matriz BCG

Organizações de alto desempenho possuem portfólios compostos por produtos com variadas taxas de crescimento e participação no mercado.
Tal diversidade é um dos fatores que conduzem as organizações a atingirem estabilidade no mercado a longo prazo, superando com relativa facilidade eventuais situações desfavoráveis a algum de seus produtos.
A representação gráfica dessa diversidade na matriz BCG favorece o entendimento da situação do portfólio, de forma ampla, facilitando a tomada de decisão, quanto às estratégias específicas para cada produto.

O fácil entendimento da situação de cada produto, no portfólio de comercialização, representado na matriz BCG é uma das principais razões para a popularização desse recurso. Convenhamos, uma linguagem tão usual como ‘Abacaxis’, “Estrelas”, ou ‘Vacas Leiteiras’, não é tão comum entre os recursos de gestão.

O equilíbrio do portfólio de produtos é fundamental, para que a organização atinja estabilidade no mercado e se estabeleça de forma consistente no médio e longo prazo.

Cuidados com o uso da Matriz BCG

A matriz BCG preconiza a análise do portfólio, com um olhar para a fatia de participação da organização no mercado, portanto, bastante introspecto. É salutar utilizar análises complementares, para reforçar as convicções que norteiam as decisões. Dois aspectos se apresentam como possíveis questões, quando se usa o modelo da matriz BCG:

  1. Crescimento do mercado é o único aspecto relevante para a decisão de atuar ou não em um segmento
  2. A participação de mercado é o único fator para determinar o sucesso de um produto

Para utilizar a matriz BCG, é mais indicado que a organização possua algum tempo de operação, que resulta em um conjunto de dados históricos mais consistente, a respeito do desempenho de cada produto, volume de vendas, custos operacionais etc.

Para estruturar uma matriz BCG eficiente, é salutar seguir a regra número 1 das análises estratégicas: disponibilidade de dados precisos e confiáveis.

O uso da Matriz BCG é recomendado a um conjunto limitado de produtos, visto que o portfólio de um varejista, com milhares de itens diversos, praticamente inviabiliza uma análise segura

 

Origem da Matriz BCG

A matriz BCG foi criada na década de 1960, na organização Boston Consulting Group – através de  Bruce Henderson – engenheiro americano, formado pela Vanderbilt University, que nomeou a metodologia  com a sigla de companhia na qual foi criada.

“Para ter sucesso, uma organização precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e participações no mercado.”

Foi com esse pensamento que Bruce se tornou uma figura lendária no planejamento estratégico da gigante General Electric.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./

Fique à vontade para nos contatar:

pedro.mello@degrau10.com.br

www.degrau10.com.br

Conteúdo

Desenvolva-se como Analista de Processos e acrescente novas oportunidades profissionais ao seu currículo

Prof. Pedro Mello

,,

Curso Gestão de Processos | EAD

O curso de capacitação mais completo sobre BPM!

Para você atuar como Analista de Processos

Artigos Relacionados

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.