Série Ferramentas da Gestão
PDCA
O que é PDCA:
É uma Metodologia que representa e orienta o ciclo de Melhoria Contínua – (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust). É um método iterativo (repetitivo) de gestão, de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e/ou produtos. Responsável por planejar melhorias nos processos, implementá-las, prever falhas, solucioná-las e conferir resultados.
Origem:
Criado por Walter A. Shewart, na década de 20, mas se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, disseminou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido, a partir da década de 1950, como ‘Ciclo Deming’.
É a principal ferramenta metodológica da Melhoria Contínua. (Aula 12 – do curso Gestão de Processo)
É o recurso de promoção da Melhoria Contínua mais utilizado no âmbito da Gestão das organizações.
Imagem representativa do PDCA – ciclo metodológico (repetitivo) de Melhoria Contínua
Como se usa o PDCA:
1 – PLAN
- Inicia-se pela identificação clara do problema (do processo) – Não há sentido em se fazer PDCA, se não houver problema identificado
- Análise do Processo e busca da causa raiz do problema
- Definição do Plano de Ação (para corrigir a causa raiz do problema)
- Estabelecimento de Objetivos e Metas (Indicador(es) de Desempenho)
2 – DO
- Implantação da correção – definida no Plano de Ação – Mudança no processo
- Deve ter intenso treinamento, na nova forma de executar o processo
Dependendo da dimensão da mudança que está sendo implementada, pode requerer ação de Change Management (Gestão da Mudança) – Aula 11 – do curso Gestão de Processo.
3 – CHECK
- Verificar se a correção causou os efeitos desejados – corrigiu a causa raiz do problema. Esta etapa mostra se:
- Objetivos e Metas alcançados
- Objetivos e Metas NÃO alcançados
4 – ACT
- Verificar os resultados obtidos na etapa CHECK:
- Para Objetivos e Metas NÃO alcançados – identificar o motivo:
- Foi mal implantado – o plano de ação foi bem definido, mas foi mal implementado, portanto requer que seja refeita a implantação – refazer a etapa “DO”
- Plano de ação incorreto, ou inapropriado – ir para etapa PLAN e reiniciar o ciclo, para o mesmo problema
- Para Objetivos e Metas alcançados – incorporar a prática ao processo, padronizando-o e garantindo que ele será executado sempre desse novo jeito. Ir para a etapa PLAN e reiniciar o ciclo, buscando um novo Com essa atitude se materializa a vida perene do Ciclo da melhoria Contínua
Aplicação:
- PDCA se aplica quando existe problema no Processo de Negócio (problema na operação)
- O ciclo PDCA também pode ser usado para induzir melhorias. Se não houver um problema claro e conhecido, define-se metas desafiadoras, e o problema passa a ser o fato de não se alcançar a meta no momento da sua criação. O PDCA passa a ser a ferramenta para se atingir a meta, no tempo definido.
Lembrete: A principal característica da Gestão de Processos – BPM Business Process Management, bem como o que a destaca e distingue, perante outros modelos de Gestão, é o seu foco em Melhoria Contínua.
Benefícios do uso do PDCA:
- Impulsionadora da melhoria Contínua do Processo ( da operação)
- Padronização dos resultados obtidos – assim, o problema não retorna e o desempenho envolvido é estabilizado
- Possibilita e estimula o enfoque na prevenção
Outras denominações, cujo propósito é similar ao PDCA:
- PDSA: Plan, Do, Study, Act
- OPDCA: Observe, Plan, Do, Check, Act
- SDCA: Standardize, Do, Check, Act
- DMAIC: Define, Measure, Analyze, Improve, Control (6Sigma)
- OODA: Observe, Orient, Decide, Act
- LAMDA: Look, Ask, Model, Discuss, Act
- FACTUAL: Focus, Approach, Converge, Test, Understand, Apply, Leverage
- 8D: Eight Disciplines Problem Solving
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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