Série Ferramentas da Gestão
Pareto (Lei de Pareto, ou Princípio de Pareto)
O que é:
- Pareto é um recurso que classifica (mostra o ranking) e ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, de um determinado elemento avaliado, procurando levar a cabo o princípio de Pareto, no qual 80% das consequências advêm de 20% das causas.
- O recurso de Pareto tem o objetivo de compreender a relação Ação X Benefício, ou Esforço x Resultado, apontando a ação que trará o melhor resultado.
- Também conhecido como a regra 80/20.
Por que é necessário (e salutar) usar Pareto, nas análises de negócio?:
- Em uma análise massiva, há muitos elementos sem importância, diante de outros, muito relevantes.
- Seu propósito não é o de identificar causas de eventuais não conformidade, ou problema.
- Veja alguns exemplos da lei de Pareto 80 / 20:
- 80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos
- 80% do valor em estoque correspondem a 20% dos itens
- 20% do valor em estoque correspondem a 80% dos itens
- 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas
- 20% dos produtos respondem por 80% do faturamento
- 80% da poluição têm origem em 20% das fábricas
- 20% dos alunos têm as notas 80% mais altas
Origem:
- A lei foi proposta por Joseph M. Juran, um dos pais da Qualidade Total e famoso consultor de negócios, que deu esse nome como homenagem ao economista Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população.
- Vilfredo Pareto nasceu em Paris – 1848, e morreu em 1923, em Céligny, Suíça.
- “Curva ABC” é uma outra nomenclatura, para o mesmo recurso, que também tem origem no Princípio de Pareto.
- Conhecida também pelo nome “Regra 80/20”.
Aplicação:
Quando se necessita identificar os elementos mais significativos e, consequentemente os menos significativos, em uma análise massiva de dados, ou de informação, como base para priorizar ação, ou plano de ação.
Como se usa:
1 – Em uma tabela, organizar os dados (ou informações) pertencentes a uma categoria
2 – Classificar os valores de cada item da categoria, por ordem decrescente
3 – Calcular também o total e a porcentagem de cada item sobre o total da categoria e o percentual acumulado
4 – Com isso é possível identificar quantos e quais são os itens que correspondem a 20% e os que correspondem a 80%, do total
Na amostra acima:
– Com 23,08% dos itens, tem-se 80,36% do valor do estoque (itens A)
– Com 30,77% dos itens, tem-se 90,33% do valor do estoque (identificados os itens B)
– Os outros 69,23% dos itens, referem-se a 9,67% do valor do estoque (Itens C)
– 76,92% dos itens correspondem a 19,64% do valor
Assim, imagine-se analisando este estoque. Quais seriam os itens prioritários, ou seja, que mais estão onerando o estoque?
Benefícios do uso:
- Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação dos elementos mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre eles.
- Evita desperdício de esforço, em elementos de negócio que têm pouca relevância
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar:
Conteúdo