TI e Processos
Tema: TI e Processo – Desenvolvimento de Soluções
O cenário do processo de desenvolvimento de sistema informatizado, em grande parte dos projetos, se desenvolve da seguinte forma:
Alguém de negócio fala com TI, explica a necessidade, com o nível de informação que acha ideal. TI entende, na medida que lhe é possível e, com esse nível de informação, desenvolve a solução demandada.
Passado algum tempo, utilizando a solução, começam a aparecer algumas não conformidades:
- Informações insuficientes
- Informações excessivas
- Funcionalidades insuficientes
- Lógicas insuficientes
- Regras insuficientes
- Controles paralelos
- Lembranças saudosas do sistema antigo ……………
Sistemas informatizados, usados no âmbito de negócio, existem para atender, facilitar, dar agilidade, segurança e confiabilidade, além de guardar informações, de um ou mais processos.
Desenvolver sistemas informatizados presume conhecer:
- O negócio
- Requisitos de entrada
- Condições ou regras de execução (regras de negócio)
- Políticas – legislação
- Sequência de trabalho
- Recursos facilitadores – máquinas e equipamentos
- Pessoas envolvidas
- Sistemas – internos ou externos já existentes
- Relacionamentos com outros processos ou outros sistemas
- Resultados esperados – produtos
Esse conjunto de informação, idealmente, deve ser obtido da documentação de processos da organização.
A sequência, ideal, para o desenvolvimento de sistema informatizado, deve ser:
- Conhecer os processos – (mapeamento AS IS)
- Discussão exaustiva sobre as condições ideais do processo, procurando deixa-lo da melhor forma possível, resultando no redesenho de um processo ideal (TO BE), segundo a avaliação das pessoas do negócio.
- Retirar, dessa documentação de processo, as especificações de negócio, que o sistema deverá contemplar.
- Definir os requisitos funcionais do futuro sistema, especificação de fábrica, especificação funcional, e outros artefatos, de acordo com cada método de desenvolvimento adotado, a partir da documentação do processo.
- Gerar a documentação do processo, em formato textual e gráfico.
- Desenvolver a solução.
- Adequar a documentação do processo às funcionalidades do novo sistema.
- Treinar usuários no novo processo e novo sistema.
Desenvolvimento de solução informatizada é um mecanismo de avaliação e melhoria contínua de Processo.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar: