Simulação de Cenário Futuro de Processo
Simulação é a técnica que permite trazer a realidade de processos de Negócio para dentro do computador, através da criação de um modelo dinâmico (representação gráfica) que espelhe fielmente seu comportamento (atual e o futuro). Permite simular a realidade futura de um processo, quando se planeja fazer mudanças / melhorias no mesmo.
Compreende uma fase inicial chamada de Calibração, que é o exercício de representar e assegurar que o processo esteja representando fielmente a realidade atual e, em seguida vai se mudando alguns elementos do processo, para representar a realidade planejada. Os resultados desses novos cenários vão sendo estudados pelo gestor e servem de subsidio à sua decisão.
Algumas informações necessárias à simulação:
Carga de trabalho – em diferentes períodos analisados, o processo pode receber cargas de trabalho que variam, influenciando o número de vezes que o mesmo é acionado / iniciado. P. Ex.: No mesmo dia o processo pode ter diferentes cargas de trabalho em diferentes horários.
Tempo de execução – tempo gasto pelo executor, cada vez que a atividade é executada. Esta informação tem que ser provida para todas as atividades do processo.
Tempo de passagem – tempo gasto para a transferência de uma atividade a outra. Fica mais evidente quando o executante da atividade seguinte é outra pessoa.
Recursos – Quantidade de recursos capazes de realizar determinada atividade e que estejam à disposição para tal.
Probabilidade – Nos casos nos quais o processo tem caminhos alternativos, qual a probabilidade (%) do mesmo seguir cada opção de caminho.
Uma dificuldade normalmente observada e que impede a realização de uma simulação consistente é a falta ou insuficiência dessas informações.
Alguns resultados possíveis com a simulação:
- Caminho(s) percorrido(s) pelo processo
- Tempo total para execução do processo
- Tempo de cada atividade do processo
- Tempo total de passagem e/ou espera
- Índice de utilização dos recursos tecnológicos
- Índice de utilização dos recursos Humanos
- Filas nas atividades – Gargalos
- Custo do Cenário Atual
- Custo do Cenário Futuro
Aplicações para Simulação de Processos
- Insegurança quanto ao volume de recursos necessários em determinado cenário futuro do processo
- Definição previa dos recursos necessários para a situação futura do processo
- Identificação de pontos de gargalo no cenário futuro, que podem limitar a produtividade
- Estudo de aplicação dos tempos no processo – execução e não execução, caracterizado por passagem e espera.
Simulação de Processo é um mecanismo de avaliação e análise da viabilidade da implementação da melhoria definida para o Processo.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar:
Conteúdo