Projeto 6 Sigma
É uma metodologia inovadora centrada na eliminação dos defeitos de processos e que tem como objetivo máximo proporcionar aos clientes desse processo um serviço/ produto, próximo da perfeição. Para as organizações que já aderiram a este sistema, a implementação de uma estrutura baseada no “6 Sigma” é o único meio de satisfazer plenamente os clientes.
O termo “6 Sigma”, estatisticamente, representa a variação mínima desejada no decorrer dos processos que têm impacto sobre o cliente. Entende-se assim que, ao reduzir a probabilidade de falhas e defeitos, é otimizada a relação com o cliente e consequentemente o desempenho da organização em termos operacionais e financeiros.
Em termos práticos, as organizações que desenvolvem o sistema “6 Sigma” na sua estrutura têm como meta atingir 3,4 defeitos por cada milhão de oportunidades, assumindo-se uma oportunidade como todos os momentos em que uma organização pode falhar durante a execução de um processo. A aplicação desta metodologia assenta na implementação de um sistema baseado na mensuração e monitorização de processos, para que os desvios à ‘normalidade’ sejam evitados ao máximo, de forma que, as consequências nefastas que daí possam advir, sejam igualmente evitadas.
A aplicação da metodologia passa pelas seguintes fases: DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control)
- a) Definição (Identificação de problemas e processos);
- b) Medição (caracterização atual e desejada do processo);
- c) Análise (estudo do impacto de cada variável sobre o processo);
- d) Melhoria (realização de experiências através de modelos matemáticos);
- e) Controle (acompanhamento do processo de melhoria).
– Há semelhança significativa entre DMAIC e PDCA
Trata-se de uma metodologia que atravessa toda a organização e que requer responsáveis pelo desenvolvimento de melhorias contínuas. Todos os envolvidos nos processos necessitam obter formação adequada para que, no longo prazo conjuguem o seu desempenho com os padrões desejados.
Sigma (desvio padrão) é uma medida estatística que quantifica a variação existente entre os resultados (produtos) de qualquer processo ou procedimento:
– Se o valor do desvio padrão(s) é alto, há muita variação entre os resultados do processo (pouca uniformidade).
– Se o valor do desvio padrão é baixo, há pouca variação entre os resultados do processo (muita uniformidade).
Quanto menor o valor do desvio padrão, melhor o processo!
Trata-se de uma metodologia Orientada por Processos. É, portanto uma ferramenta fundamental, usada pelo gestor de processos, para a melhoria contínua.
Requisitos:
Uma das dificuldades de implementação do 6 Sigma é a indisponibilidade de dados estatísticos históricos, relativos aos processos alvo.
Resultados:
Diminuição do número de erros que ocorrem nos processos. Diminuição das variações das medidas de eficiência e eficácia dos processos
Algumas aplicações:
6 Sigma é um eficaz mecanismo de Melhoria Contínua de Processos. Quando surgiu, o 6 Sigma estava limitado a ambientes de fabricação complexos. Mas hoje, ele se espalhou para todas as indústrias e todas as áreas funcionais. De acordo com uma pesquisa feita pela Quality Digest, a distribuição dos programas Six Sigma se espalhou para um crescente número de áreas do negócio.
- Administração
- Fabricação
- Engenharia
- Teste/Inspeção
- Operação de fábrica
- …….
6 Sigma é um eficiente mecanismo de avaliação e melhoria de Processo. Mesmo assim, ele não serve para todas as organizações e todos os processos. Muitas organizações pequenas, simplesmente não têm ainda os recursos necessários para implementar o 6 Sigma. E outras, com recursos financeiros, às vezes, não têm o apoio suficiente da gestão para ter as iniciativas do 6 Sigma partindo da base.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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