Pessoas e Processos – 37
37 BPM Gestão de Processos Processos e pessoas gestão de competências

Pessoas e Processos

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes – CHA, dos funcionários de uma organização, que quando integrados e utilizados estrategicamente, facilitam e impulsionam o atingimento dos resultados estratégicos definidos. É, portanto, um forte mecanismo de auxílio à melhoria contínua dos processos.

Gestão de Competências é o processo de determinar o que é necessário para cumprir os objetivos da organização e desenvolver estratégias para o recrutamento ou desenvolvimento interno dos níveis de competência das pessoas para isso. No contexto da moderna organização, o conhecimento do conjunto atual de competências e os processos ideais para o seu desenvolvimento são vitais para a sua sobrevivência, evolução e inovação, motivo pelo qual o tema tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo.

A gestão de competências permite o contínuo aperfeiçoamento dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de cada colaborador, alinhando esses elementos aos requisitos de suas funções.

Quando uma organização consegue entender quais elementos da tríade CHA necessita para atingir suas metas, ela tem em mãos um poderoso ferramental para promover a melhoria de seus colaboradores, em função destas competências.

O sucesso na implementação deste tipo de gestão depende de uma metodologia de estudo de processos, aliada a um mapeamento das competências que estes exigem. Só assim é possível definir a tríade CHA que cada funcionário (ou grupo destes) necessita, estabelecendo critérios claros para avaliação, promoções e bonificações, além de treinamentos específicos, que visam melhorar a performance individual.

O modelo mais usual de gestão por competência é o que consiste em estabelecer, a partir da estratégia corporativa, os objetivos e metas a serem alcançados e, em seguida identificar as lacunas entre as competências disponíveis na organização e as necessárias para que estes objetivos sejam atingidos. As ações seguintes devem envolver a seleção, a avaliação e o desenvolvimento das competências, com o intuito de minimizar essas lacunas, ou GAP. Os trabalhos de eliminação desse GAP de competência são normalmente caracterizados por eventos ou iniciativas estruturadas de capacitação.

Há basicamente dois tipos de competências organizacionais: as básicas, que garantem a sobrevivência de uma organização, pois se não possuir essas competências, ela estará fora do mercado; e as essenciais, que permitem a diferenciação de uma organização no mercado.

Idealmente, toda competência deve surgir de uma definição clara da estratégia, porque esta estabelece onde se quer chegar, em um determinado espaço de tempo. Definida a estratégia, é preciso estabelecer os resultados que se quer alcançar. De acordo com os resultados visados, é preciso definir o desempenho necessário para alcançá-los, e quais competências são necessárias para se alcançar este grau. Os investimentos realizados com os recursos humanos para esta finalidade sempre se desdobrarão em melhorias ligadas à execução dos processos da organização. Normalmente os conhecimentos necessários em uma organização devem ser mapeados com base na modelagem dos processos da mesma, possibilitando a geração de um mapa, ou inventário de conhecimentos, que representam uma parte relevante da competência requerida, o conhecimento operacional.

Aplicação:

Em situações nas quais se identifica que há um distanciamento entre o nível de competências requeridas pelos processos e as competências das pessoas que o executam. Esta identificação ocorre em projetos de melhoria de processos – fase diagnóstico, ou em tempo da melhoria contínua dos processos, quando ocorre a análise crítica permanente do Gestor sobre o seu processo.

km - Pessoas e Processos - 37
Exemplo de modelagem de atividade de processo, com identificação de competência requerida

Analise das competências requeridas pelo processo é um mecanismo de avaliação e melhoria contínua de Processo.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./

Fique à vontade para nos contatar:

pedro.mello@degrau10.com.br

www.degrau10.com.br

 

 

Desenvolva-se como Analista de Processos e acrescente novas oportunidades profissionais ao seu currículo

Prof. Pedro Mello

,,

Curso Gestão de Processos | EAD

O curso de capacitação mais completo sobre BPM!

Para você atuar como Analista de Processos

Artigos Relacionados

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.