Série Ferramentas da Gestão
5 Porquês
(Este tema é tratado na Aula 21 do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos)
O que é:
É uma técnica simples, para se chegar, ou encontrar, a causa raiz de um defeito, ou problema. Busca analisar um problema ou questão, fazendo seguidas perguntas “Por que?”.
Pela sua concepção, com no máximo 5 perguntas e consequentes respostas, se consegue chegar à causa raiz de um problema. Eventualmente pode se encontrar a causa, com menos que 5 perguntas, ou o problema pode requerer mais que cinco perguntas. O número 5 é uma referência.
Origem:
Foi desenvolvida por Taiichi Ono, pai do Sistema de Produção Toyota.
Aplicação:
Quando se tem um problema no Processo (na operação), e não se conhece, ou não se tem a segura resposta, a respeito da causa raiz desse problema.
Como se usa:
Cada vez que se pergunta “por que”, nesta pergunta deve estar a causa anterior, ou a resposta da pergunta anterior. Amostra abaixo:
Problema: Luz da temperatura do motor acendeu – motor super aquecido
1 – Por que o motor super aqueceu?
Resposta – Porque o radiador estava sem suficiente volume de água
2 – Por que o radiador estava com nível muito baixo de água?
R – Porque a água do radiador está vazando
3 – Por que a água está vazando?
R – Porque há um orifício no radiador
4 – Por que há um orifício no radiador?
R – Porque foi atingido por algum objeto, vindo do solo
5 – Por que o radiador foi atingido por algum objeto, vindo do solo?
R – Porque a proteção do radiador está danificada <== causa raiz do problema
Solução para o problema:
- Providenciar a troca da proteção do radiador e
- Providenciar a solda no orifício do radiador
Benefícios do uso do 5 Porquês:
- Evita suposições e armadilhas lógicas e incentiva manter o foco, até encontrar a verdadeira causa do problema.
- Segurança e praticidade para se encontrar a causa raiz de um problema e, com isso, a definição de um plano de ação consistente, para eliminação, ou minimização do problema.
Uma vez identificada a causa raiz do problema, fica possível e seguro definir a solução, bem como prover um plano de ação, ou projeto, para sua implementação.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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