Notação para Documentação de Processo
Notação é um conjunto de símbolos e textos, que possuem um significado relevante, usados para a representação dos processos, em diagramas específicos, normalmente intuitiva, a qual deve ser compreendida, tanto pelos executivos de negócio, por todas as pessoas que irão monitorar e gerir os processos, e pelos desenvolvedores, responsáveis por implementar eventual tecnologia, que irá suportar esses processos
Cada iniciativa, ou projeto, que envolva a documentação de processos precisa definir os seus motivadores e propósitos, para então se definir o software e a notação ideal.
As principais notações para processos são:
- Flowchart – disponível na maioria dos softwares, todavia, quase em desuso, visto que seus conceitos já estão superados por outros, mais atuais.
- Diagrama de Escopo e Interface – Similar ao SIPOC
- EPC – Documentação detalhada de fluxo de trabalho de processo. Disponível em alguns softwares.
- BPMN – Documentação detalhada de fluxo de trabalho de processo. Disponível na maioria dos softwares de documentação de processos. Pode-se dizer que é um padrão de notação. Normalmente se apresenta em 2 versões:
- Visão de Negócio – tem um desenho que pode ser entendido pelas pessoas de negócio. Aplicável a todos os processos da organização.
- Visão Técnica – escrita por pessoas que conhecem do software que fará a automação do processo, com os significados específicos que retratam as funcionalidades a serem implementadas nesse recurso de software. Normalmente não é entendida por pessoas de negócio. Aplicável apenas à documentação dos processos passíveis de automação.
- SIPOC – (Fornecedor, Entrada, Processo, Saída e Cliente)
- Cadeia de Valor – não há convenção ou padronização. Normalmente a Consultoria traz esse conhecimento, para a documentação dessa informação.
- Value Stream Mapping – Permite identificar as atividades que acrescentam valor, as que não acrescentam, mas são necessárias e as desnecessárias. Partindo desta análise consegue-se elaborar um novo fluxo, mas com menos desperdícios. Usado em projetos Lean
Visando padronizar a documentação de processos, a partir das premissas da iniciativa que envolve processos, bem como do software usado para a documentação, é criado o “Padrão de Modelagem”. Este documento passa a ser um guia, tanto para os que documentam processo, como para os que se servem dessa documentação, para o entendimento da simbologia usada.
Notação para documentação de Processo é uma definição importante, como estruturante, para a implementação de BPM.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar: