Melhoria Contínua de Processo
- Melhoria Contínua é uma prática de Gestão, que visa tornar os resultados de negócio cada vez melhores, mais eficientes e eficazes.
- Melhoria Contínua é um mecanismo cíclico de melhoria, sem fim, visto que não há sentido pensar que se findam as oportunidades de melhoria.
A principal característica da Gestão de Processos, bem como o que a destaca e distingue, perante outras iniciativas isoladas e pontuais, ainda que envolvam processos, é o seu foco em Melhoria Contínua. O recurso mais usual para assegurar que a melhoria seja contínua, e que os responsáveis pelo processo estejam sempre com esse foco, é o PDCA.
PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) é um método iterativo (repetitivo) de gestão, de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. PDCA tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, um dos pais da qualidade moderna, embora tenha sido criado por Walter Andrew Shewart.
Pode ser utilizada em qualquer ramo de atividade, para alcançar um nível de gestão melhor, a cada dia.
Fases do Ciclo PDCA:
Planejar (Plan) – São estabelecidos os objetivos do ciclo. Que problema você resolverá neste ciclo? Por que é preciso resolver essa questão?
Fazer (DO) – Nessa fase, o plano de ação é colocado em prática segundo o que foi planejado, cuidando para que não haja nenhum tipo de desvio pelo meio do caminho. Ocorre, então, a implantação das melhorias.
Checar (Check) – Inicia-se, imediatamente após a fase de implementação, do plano de ação. Ocorre monitoramento sistemático de cada atividade do plano de ação, para assegurar que tudo tenha ocorrido como previsto. .
Agir (Act) – Se a melhoria implementada viabilizou o alcance das metas, o plano aplicado pode servir como padrão.
Com o pensamento de que é sempre possível e necessário melhorar, o Ciclo PDCA não prevê um fim para sua execução. Assim, a cada ciclo concluído dá-se início a outro, sucessivamente, configurando o giro do ciclo.
Melhoria Contínua de Processo é uma definição importante, como estruturante, para a implementação de BPM.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar: