Maturidade em Gestão de Processos – 41
41 BPM Gestão de Processos Maturidade em gestão de processos

Maturidade em Gestão de Processos

O significado literal da palavra é a maturidade ou amadurecimento, transmitindo a noção de desenvolvimento de um estado inicial a um estado mais avançado. Aqui está implícita a noção de evolução, sugerindo que o tema avaliado pode passar por uma série de estados intermediários no caminho para a maturidade.

Maturidade em Processos de Negócio busca, através de templates estruturados, usados como guia para o trabalho, levantar, registrar e demonstrar o estágio de maturidade do tema.

Embora exista um significativo número de diferentes tipos de modelos de maturidade em processos, eles compartilham a propriedade comum de estágios ou níveis de maturidade, com uma descrição desse estágio.  A cada Nível de Maturidade as competências requeridas aumentam, e os resultados ficam mais significativos, levando-se em conta que gerir processos é um mecanismo de melhoria contínua na gestão da organização.

Os diversos componentes, usualmente presentes em cada modelo de maturidade em processos são:

  • O número de níveis (tipicamente 3-6)
  • Descrição de cada nível (ex. inicial / replicável / definido / gerenciável / otimizado / Inovativo)
  • Descrição ou definição conceitual, caracterizando cada nível de maturidade
  • Dimensões – cruzando com cada nível
  • Atitudes comportamentos da organização, que caracterizam o estágio

A avaliação da maturidade pode ser feita de toda a organização, ou de parte dela, no caso abrangendo um (ou mais) macroprocesso, que corresponde a uma parte da operação.

Tão importante quanto estudar e classificar a organização, quanto à maturidade dos seus processos, é estabelecer os passos ou ações, para que se alcance o estágio seguinte, até o nível mais alto dessa maturidade.

Abaixo alguns modelos de Maturidade em Processos:

hammer - Maturidade em Gestão de Processos - 41
Maturidade, segundo Michael Hammer – Enterprise Maturity Model (EMM):
cmm - Maturidade em Gestão de Processos - 41
Modelo de maturidade do CMM

Os estágios da escala dos cinco pontos representam a posição da organização com relação à maturidade em processos, sendo o primeiro estágio o que demonstra iniciativas mínimas no tema, e o quinto e último estágio o que representa as organizações com fortes características da maturidade dos processos e consequentemente, com importante gerenciamento estratégico e operacional. O modelo demonstra ainda as características das organizações presentes em cada estágio.

Níveis usuais em maturidade de Processos:

Estágio 1: Estado inicial

A organização com estágio 1 de maturidade não irá fazer nenhuma iniciativa, ou terá tentativas de BPM muito descoordenadas e desestruturadas. Tipicamente, tal organização demonstra uma combinação dessas características:

  • Abordagens pontuais
    • Esforços individuais (TI ou negócios)
  • Variadas abordagens metodológicas, ferramentas e técnicas não consolidadas
    • Escopo limitado de iniciativas de BPM

Estágio 2: Repetitivo

A organização terá progredido, passando pelas primeiras experiências de BPM e começará a construir a capacidade de BPM, aumentando o número de pessoas que avaliam a organização sob a perspectiva de processos. Tipicamente tal organização mostrará uma combinação das seguintes características:

  • Primeiros processos documentados
    • Reconhecimento da importância de BPM
    • Aumento do envolvimento de executivos e da alta administração
    • Um propósito ou motivador principal para explorar BPM

Estágio 3: Definido

A organização terá progredido, passando pelas primeiras experiências de BPM e começará a construir a capacidade de BPM em aumentar o número de pessoas que avaliam a organização sob a perspectiva de processos. Tipicamente tal organização mostrará uma combinação das seguintes características:

  • Foco no gerenciamento das fases iniciais do ciclo de vida do processo
    • Uso de ferramentas elaboradas (por exemplo, modelagem dinâmica, base de aplicativos, usuários múltiplos e variados)
    • Combinação de diferentes métodos de gerenciamento de processos e ferramentas (por exemplo, redesenho de processos, gerenciamento de workflow, processos baseados em gerenciamento de riscos)

Estágio 4: Gerenciado

A organização com maturidade de BPM no estágio 4 irá aproveitar os benefícios de ter BPM fortemente enraizado na estratégia de melhoria da organização. Tipicamente, tal organização mostrará combinações das seguintes características:

  • Centro de Excelência de Gerenciamento de Processos, estabilizado que mantém os padrões;
    • Exploração de métodos de controle e tecnologias nos processos de negócio
    • Fusão das perspectivas de TI e do negócio em gerenciamento de processos (por exemplo, gerenciamento de workflow, e custeio baseado em atividade)
    • Processo formal de gerenciamento de processo

Estágio 5: Otimizado

A organização aproveita os benefícios de ter BPM fortemente implantado como uma importante parte, tanto do gerenciamento estratégico quanto do operacional. Tipicamente, tal organização mostra combinações das seguintes características:

  • Gestão de processos são parte das atividades gerenciais, das responsabilidades e das medições de desempenho;
  • Ampla aceitação e utilização de métodos e tecnologias padronizados
    • Ampla abordagem organizacional para a gestão de processos
    • Gerenciamento de ciclos de vida de processos estabelecido
    • Redução do tamanho do Centro de Excelência de Gerenciamento de Processos na medida que a gestão por processos se torna uma simples forma de como o negócio é gerido.

https://resources.sei.cmu.edu/asset_files/TechnicalReport/1993_005_001_16211.pdf

rosemann 1 - Maturidade em Gestão de Processos - 41

Maturidade de Processos – Modelo de Michael Rosemann

Nomes de alguns modelos de maturidade em processos

  • BPM Maturity Model (BPMMM) Rosemann
  • Process Performance Index (PPI)(Rummler and Brache
  • BPR Maturity Model (BPRMM) Maull
  • Business Process Maturity Model – (BPMM) Fisher

Aplicações para Maturidade em Processos

  • Avaliação da organização, para identificação de próximos passos ou atitudes que a conduzem a um patamar de maturidade superior em processos;
  • Identificar, com critérios seguros, se a organização realmente está fazendo gestão de processos, e o que se pode esperar das atuais ações de processos na mesma;
  • Identificação dos diferentes níveis de maturidades e assim, definir um plano de ação para se chegar à maturidade desejada, de forma uniforme por toda a organização.

Maturidade em processos é um mecanismo de avaliação e melhoria contínua de Processo.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./

Fique à vontade para nos contatar:

pedro.mello@degrau10.com.br

www.degrau10.com.br

 

 

Conteúdo

Desenvolva-se como Analista de Processos e acrescente novas oportunidades profissionais ao seu currículo

Prof. Pedro Mello

,,

Curso Gestão de Processos | EAD

O curso de capacitação mais completo sobre BPM!

Para você atuar como Analista de Processos

Artigos Relacionados

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.