Maturidade em Gestão de Processos
O significado literal da palavra é a maturidade ou amadurecimento, transmitindo a noção de desenvolvimento de um estado inicial a um estado mais avançado. Aqui está implícita a noção de evolução, sugerindo que o tema avaliado pode passar por uma série de estados intermediários no caminho para a maturidade.
Maturidade em Processos de Negócio busca, através de templates estruturados, usados como guia para o trabalho, levantar, registrar e demonstrar o estágio de maturidade do tema.
Embora exista um significativo número de diferentes tipos de modelos de maturidade em processos, eles compartilham a propriedade comum de estágios ou níveis de maturidade, com uma descrição desse estágio. A cada Nível de Maturidade as competências requeridas aumentam, e os resultados ficam mais significativos, levando-se em conta que gerir processos é um mecanismo de melhoria contínua na gestão da organização.
Os diversos componentes, usualmente presentes em cada modelo de maturidade em processos são:
- O número de níveis (tipicamente 3-6)
- Descrição de cada nível (ex. inicial / replicável / definido / gerenciável / otimizado / Inovativo)
- Descrição ou definição conceitual, caracterizando cada nível de maturidade
- Dimensões – cruzando com cada nível
- Atitudes comportamentos da organização, que caracterizam o estágio
A avaliação da maturidade pode ser feita de toda a organização, ou de parte dela, no caso abrangendo um (ou mais) macroprocesso, que corresponde a uma parte da operação.
Tão importante quanto estudar e classificar a organização, quanto à maturidade dos seus processos, é estabelecer os passos ou ações, para que se alcance o estágio seguinte, até o nível mais alto dessa maturidade.
Abaixo alguns modelos de Maturidade em Processos:
- Maturidade, segundo Michael Hammer – Enterprise Maturity Model (EMM):
- Modelo de maturidade do CMM
Os estágios da escala dos cinco pontos representam a posição da organização com relação à maturidade em processos, sendo o primeiro estágio o que demonstra iniciativas mínimas no tema, e o quinto e último estágio o que representa as organizações com fortes características da maturidade dos processos e consequentemente, com importante gerenciamento estratégico e operacional. O modelo demonstra ainda as características das organizações presentes em cada estágio.
Níveis usuais em maturidade de Processos:
Estágio 1: Estado inicial
A organização com estágio 1 de maturidade não irá fazer nenhuma iniciativa, ou terá tentativas de BPM muito descoordenadas e desestruturadas. Tipicamente, tal organização demonstra uma combinação dessas características:
- Abordagens pontuais
• Esforços individuais (TI ou negócios) - Variadas abordagens metodológicas, ferramentas e técnicas não consolidadas
• Escopo limitado de iniciativas de BPM
Estágio 2: Repetitivo
A organização terá progredido, passando pelas primeiras experiências de BPM e começará a construir a capacidade de BPM, aumentando o número de pessoas que avaliam a organização sob a perspectiva de processos. Tipicamente tal organização mostrará uma combinação das seguintes características:
- Primeiros processos documentados
• Reconhecimento da importância de BPM
• Aumento do envolvimento de executivos e da alta administração
• Um propósito ou motivador principal para explorar BPM
Estágio 3: Definido
A organização terá progredido, passando pelas primeiras experiências de BPM e começará a construir a capacidade de BPM em aumentar o número de pessoas que avaliam a organização sob a perspectiva de processos. Tipicamente tal organização mostrará uma combinação das seguintes características:
- Foco no gerenciamento das fases iniciais do ciclo de vida do processo
• Uso de ferramentas elaboradas (por exemplo, modelagem dinâmica, base de aplicativos, usuários múltiplos e variados)
• Combinação de diferentes métodos de gerenciamento de processos e ferramentas (por exemplo, redesenho de processos, gerenciamento de workflow, processos baseados em gerenciamento de riscos)
Estágio 4: Gerenciado
A organização com maturidade de BPM no estágio 4 irá aproveitar os benefícios de ter BPM fortemente enraizado na estratégia de melhoria da organização. Tipicamente, tal organização mostrará combinações das seguintes características:
- Centro de Excelência de Gerenciamento de Processos, estabilizado que mantém os padrões;
• Exploração de métodos de controle e tecnologias nos processos de negócio
• Fusão das perspectivas de TI e do negócio em gerenciamento de processos (por exemplo, gerenciamento de workflow, e custeio baseado em atividade)
• Processo formal de gerenciamento de processo
Estágio 5: Otimizado
A organização aproveita os benefícios de ter BPM fortemente implantado como uma importante parte, tanto do gerenciamento estratégico quanto do operacional. Tipicamente, tal organização mostra combinações das seguintes características:
- Gestão de processos são parte das atividades gerenciais, das responsabilidades e das medições de desempenho;
- Ampla aceitação e utilização de métodos e tecnologias padronizados
• Ampla abordagem organizacional para a gestão de processos
• Gerenciamento de ciclos de vida de processos estabelecido
• Redução do tamanho do Centro de Excelência de Gerenciamento de Processos na medida que a gestão por processos se torna uma simples forma de como o negócio é gerido.
https://resources.sei.cmu.edu/asset_files/TechnicalReport/1993_005_001_16211.pdf
- Maturidade de Processos – Modelo de Michael Rosemann
Nomes de alguns modelos de maturidade em processos
- BPM Maturity Model (BPMMM) Rosemann
- Process Performance Index (PPI)(Rummler and Brache
- BPR Maturity Model (BPRMM) Maull
- Business Process Maturity Model – (BPMM) Fisher
Aplicações para Maturidade em Processos
- Avaliação da organização, para identificação de próximos passos ou atitudes que a conduzem a um patamar de maturidade superior em processos;
- Identificar, com critérios seguros, se a organização realmente está fazendo gestão de processos, e o que se pode esperar das atuais ações de processos na mesma;
- Identificação dos diferentes níveis de maturidades e assim, definir um plano de ação para se chegar à maturidade desejada, de forma uniforme por toda a organização.
Maturidade em processos é um mecanismo de avaliação e melhoria contínua de Processo.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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