Indicadores de Desempenho de Processo – 13
13 BPM Gestão de Processos Indicadores de processo

Indicadores de Desempenho de Processo

Um dos principais elementos que caracterizam a Gestão por Processos é o Monitoramento do Desempenho de cada processo, que mostra o resultado obtido do negócio e que permite avaliá-lo e compará-lo, em relação às metas, aos padrões, aos referenciais (benchmarking). Para se ter a resposta, que possibilite chamar de resultado, faz-se necessária a existência de Indicadores de Processos.

Objetivo de Negócio: Constitui uma declaração, que traduz um anseio ou propósito da organização, que precisa se transformar e se adequar, para alcançar esse ponto futuro almejado. Alvo imaginado e/ou externado por executivos, para atingir algo diferente do que se tem no presente. Não se estabelece objetivo daquilo que não se quer ou que não precisa mudar. Objetivo é uma direção a seguir, entre alternativas. Trata-se de uma escolha. O objetivo identifica rumo.

Indicador: (KPI – Key Performance Indicator ou Indicador de Desempenho)

  • É uma relação matemática que mede, numericamente, atributos de um negócio – no nosso caso os processos-, ou de seus resultados, com o objetivo de comparar este indicador com metas numéricas pré-estabelecidas. Podem medir o processo como um todo, ou alguma atividade dele.

Meta:

  • É o índice desejado para o indicador, que precisa idealmente ser alcançado em um definido período de tempo. É o sensor do Indicador. É através da meta que se avalia se o indicador está “indicando” uma situação ideal (meta atingida), ou situação não ideal (meta não atingida), e que, neste caso carece de providencias do Gestor.

Envolvidos:

A definição de indicadores (KPI) é um trabalho altamente nobre e, por vezes considerado relativamente difícil, pois requer alto conhecimento de alguns elementos importantes tais como:

  • O tempo ideal de execução de cada atividade e do processo como um todo
  • O custo ideal para a execução de cada atividade e do processo como um todo
  • Nível de produtividade do processo (em um período de tempo) – capacidade

Quando:

Cada Medidor (KPI) tem sua frequência de atualização, que pode ser:

  • Em real time,
  • A cada 15 minutos
  • A cada Hora
  • …….

Aplicação: 

Dado que gestão de processos presume a existência de um Gestor, responsável pelo desempenho do processo, é essencial que este gestor disponha de mecanismos de medição desse desempenho, o qual se configura nos recursos de monitoramento do processo

definição de KPI - Indicadores de Desempenho de Processo - 13
Definição de Indicador de Processo

Indicadores Financeiros – Amostras:

  • Lucro Líquido
  • Margem de Lucro Líquido
  • Margem de Lucro Bruto
  • Margem de Rentabilidade Operacional
  • EBITDA
  • Taxa de Crescimento de Receita
  • ……..

Indicadores NÃO Financeiros – Amostras:

Para entender clientes:

  • Taxa de Retenção de Cliente
  • Índice de Satisfação do Cliente
  • Taxa de Rotatividade de Cliente
  • Reclamações de Clientes

Para medir esforços de mercado e de marketing:

  • Taxa de Crescimento do Mercado
  • Taxa de Participação de Mercado

Com os recursos de informática disponíveis, os indicadores são normalmente definidos, estruturados, apurados e demonstrados pelos sistemas, sendo apresentados em painéis de indicadores, ou Dashboard. Abaixo amostra:

dashboard - Indicadores de Desempenho de Processo - 13
Amostra de dashboard (painel de Indicadores)

Indicadores de Desempenho de Processo é uma definição importante, como estruturante, para a implementação de BPM.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./

Fique à vontade para nos contatar:

pedro.mello@degrau10.com.br

www.degrau10.com.br

 

Conteúdo

Desenvolva-se como Analista de Processos e acrescente novas oportunidades profissionais ao seu currículo

Prof. Pedro Mello

,,

Curso Gestão de Processos | EAD

O curso de capacitação mais completo sobre BPM!

Para você atuar como Analista de Processos

Artigos Relacionados

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.