Gestão de Regras de Negócio – 27
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Gestão de Regras de Negócio

Uma regra de negócio é uma declaração que define ou restringe algum aspecto do negócio. Destina-se a controlar ou influenciar o comportamento do negócio. Descreve as operações, definições e restrições que se aplicam a uma organização, traduzidas em sistemas de computação, para ajudá-la a atingir seus objetivos. Fornece orientações detalhadas sobre como uma estratégia pode ser traduzida em ação. Pode ser formal, informal, escrita ou não. É bastante comum que sejam oficialmente registradas.

Regras de Negócio já existiam antes do computador, mas atualmente além de continuarem a existir como instituição, são importantes componentes de sistema informatizado, incorporadas ao código ou chamadas por um engine de automação de processos, em tempo real, a partir de um repositório separado.

Representam um importante conceito dentro do processo de definição de requisitos para sistemas de informação – uma nova categoria de requisitos de sistema, que representa decisões sobre como executar o negócio e são caracterizadas pela orientação estratégica do negócio e sua tendência às mudanças. Tais mudanças são cada vez mais necessárias, como facilitador, para conferir flexibilidade e agilidade ao negócio nos atuais tempos.

Algumas amostras de regras:

  • alçadas de aprovação
  • cálculos de preço
  • níveis de desconto
  • cálculos de benefícios
  • escores de risco
  • estabelecimento de prioridades

Regras do Negócio são declarações sobre a forma da organização fazer negócio. Refletem políticas do negócio. Organizações têm políticas para satisfazer os objetivos do negócio, satisfazer clientes, fazer bom uso dos recursos, e obedecer às leis ou convenções gerais do negócio.

Coletar regras de negócio é também chamado de colheita ou mineração de regras de negócios. Pode-se extrair as regras de negócio da documentação de TI (como nos casos de uso, especificações ou código do sistema). Outra forma de levantar e registrar através de workshops e entrevistas com especialistas no assunto. Tecnologias de software projetadas para capturar regras de negócio, através da análise de código fonte ou do comportamento do usuário, ou em entrevistas, podem acelerar o processamento de coleta de regra.  É preciso definir processos para a criação e modificação de regras.

Há custo e esforço necessário para manter a lista de regras, que aumentam em situações nas quais as condições de operação do negócio mudam rapidamente. Outro obstáculo comum para a adoção e registro formal de regras de negócios é a resistência dos funcionários, que entendem que o seu conhecimento das regras de negócio é a chave para segurar/garantir seu emprego.

Enquanto novas ferramentas de software são capazes de combinar a gestão e execução de regras de negócios, é importante perceber que essas duas ideias são distintas e cada uma fornece valor que é diferente do outro.

Um Business Rules Engine é um sistema de software que executa uma ou mais regras de negócio em um ambiente de produção, em tempo de execução do engine de automação. As regras podem vir de regulamentação legal, a política da organização, ou de outras fontes. Um sistema de regras de negócios permite que essas políticas da organização e outras decisões operacionais sejam definidas, registradas, testadas, classificadas, gerenciadas, executadas e mantidas separadamente do código do aplicativo. Substitui regras dentro do código ou aplicações específicas para parametrização.

Sistemas mais completos que suportam a criação, implantação e gerenciamento de regras de negócios são chamados de sistemas de gestão de regras de negócio (BRMS).

Arquitetura de uma solução de BRM

Quando as regras são expressas de uma forma semelhante a uma linguagem natural, é necessário primeiro definir um vocabulário a ser utilizado, que contém palavras e expressões que correspondem a objetos de negócios, as condições e as operações que os envolvem. Para fazer regras executáveis por um motor de regra, também é necessário implementar as condições na linguagem de programação. Com um vocabulário definido e implementado, é relativamente fácil escrever as regras em um BRMS. A abordagem de separar o vocabulário da lógica torna possível que as regras de negócio sejam modeladas com o usuário de negócios tomando parte do mapeamento de sua lógica de negócios, e TI sendo responsável pela integração de dados, bem como a integração do código gerado na aplicação.

Regras de negócios não precisam ser considerados apenas como restrições. Elas também podem ser usadas para especificar as políticas de negócios.

Alguns analistas acreditam que a combinação da tecnologia de Regras de Negócio, com Business Process Management oferece uma abordagem ágil para fluxo de trabalho e integração. BPM e software BRM objetivam gerir e executar processos de negócios e regras de negócios de maneiras distintas, mas complementar.

Há um número de diferentes tipos de motores de regra. Estes tipos (geralmente) diferem em como as regras são programadas para execução. A maioria dos mecanismos de regras usadas por organizações está em cadeia, que podem ser divididas em duas classes:

  1. Os processos de primeira classe, chamados de regras de produção /inferência. Esses tipos de regras são usadas para representar comportamentos do tipo SE condição, ENTÃO, ação.
  2. O outro tipo de motor de regra é o chamado reativo, que detecta e reage a eventos de entrada e eventos padrões do processo. Por exemplo, alertar o gerente quando certos itens estão fora de estoque.

A maior diferença entre esses tipos é que o motor de regra de produção é executado quando um usuário ou aplicativo o chama. Um mecanismo de regras reativa reage automaticamente quando os eventos ocorrem. Muitos recursos de software têm ambos.

A adoção de regras de negócio acrescenta outra camada de sistemas que automatizam processos de negócios. Em comparação com sistemas tradicionais, esta abordagem tem as seguintes vantagens principais,

  • Reduz o custo incorrido na modificação da lógica de negócios
  • Encurta o tempo de desenvolvimento
  • Redução do esforço de manutenção de sistemas
  • As regras são exteriorizadas e facilmente compartilhadas entre várias aplicações
  • Agilidade para adaptação e implementação da mudança, em tempo real
  • Mudanças podem ser feitas mais rapidamente e com menos risco
  • Facilidade de institucionalizar regras de negócio
  • Transparência sobre as regras existentes

“Regras de Negócio” é um mecanismo de avaliação e melhoria contínua de Processo.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./

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Pedro Mello

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Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

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