Estratégia do Oceano Azul – 22

Escrito por Pedro Mello

1 de agosto de 2020

Estratégia do Oceano Azul - modelo das 4 ações

Série Ferramentas da Gestão 

Estratégia do Oceano Azul – (O modelo das 4 ações)

Introdução

Em decorrência do processo de integração crescente da economia mundial, as organizações operam em contextos de negócio cada vez mais competitivos, com concorrência se tornando cada vez mais acirrada. As organizações buscam vencer os rivais, explorando espaço em mercados já existentes, altamente conhecidos e consolidados, o que, na maioria das vezes, resulta em batalhas intensas de preço e, por conseqüência, os produtos e serviços acabam tornando-se meras commodities – pois são todos parecidos, quando não, iguais.

O Livro “Estratégia do Oceano Azul” preconiza a Inovação de Valor, como um instrumento para a criação de mercados totalmente novos, com ambientes de negócio não concorrenciais.
Trata-se de uma linguagem metafórica, em relação às organizações e os conceitos de oceanos vermelho e azul, cuja teoria fundamental sugere que o mercado seria um grande oceano, dividido em:

Oceano Vermelho é aquele mercado extremamente competitivo, repleto de concorrentes, saturado, no qual  as organizações acabam adotando as mesmas estratégias, com o  objetivo comum de aumentar a fatia de mercado, mesmo que tal estratégia acabe gerando “batalhas sangrentas” e acabe tingindo este oceano, o mercado, de sangue.
Quando pensamos na competição entre organizações, geralmente surge a ideia de marcas lutando para conseguir a maior fatia do mercado comunitário, com publicidade mais agressiva, guerras de preços e outras táticas

No Oceano Vermelho, os limites do contexto de negócio são conhecidos e aceitos, bem como as regras da competição. Neste oceano, cada organizações tenta superar concorrentes, para obter uma parcela maior do mercado.

À medida em que o espaço de mercado do Oceano Vermelho fica lotado, as perspectivas de lucro e de crescimento vão sendo reduzidas e a competição acirrada torna a água desse oceano “sangrenta”. Características dessas organizações:

  • Estão sempre defendendo sua posição no mercado
  • Operam em mercados existentes, amplamente conhecidos e disputados
  • A missão é vencer a concorrência, a cada novo dia
  • A demanda é conhecida e, normalmente estável
  • Opera balanceando geração de Valor (percebido pelo cliente) com Custo
  • A estratégia é orientada pelo Baixo Custo, ou Diferenciação do produto/serviço
  • Perdem muito tempo imitando seus concorrentes – para poder acompanhá-los

 

Oceano Azul é o novo mercado, criado (inventado) por uma organização, no qual a estratégia não é enfrentar a concorrência, mas gerar um ambiente não concorrencial, cujos concorrentes sofrem dificuldades para replicar, ou imitar, o modelo de negócio proposto pelo inovador de valor, levando a concorrência a ter dificuldade em seguir os passos deste inovador, que entrega ao seu cliente, um valor superior.

Definições de Oceano Azul:

  • Organizações que conseguem desenvolver novas fronteiras de oportunidades, crescimento e emprego, nas quais o sucesso não é definido por lutar pela fatia maior do existente mercado.
  • São classificados como os mercados desconhecidos, que ainda não foram criados, compostos por segmentos de negócio que ainda não existem. Diz respeito àqueles espaços de mercado inexplorados, que existem, mas ainda não foram descobertos.
  • Parte da premissa de que as regras do mercado e a estrutura do segmento de negócio não são definitivas. Ao contrário, são mutáveis e não só podem, como devem, ser modificadas e reconstruídas pelas ações participantes desse contexto.
  • Neste mercado inexplorado, há a criação de demanda e a oportunidade de crescimento, com altos lucros.
  • A competição se torna irrelevante porque as regras do jogo ainda não existem, estão esperando para serem definidas.
  • Esta estratégia serve, não para vencer a concorrência (pois ela não existe), mas para tornar a competição irrelevante, ou nula, através de opções e ações estratégicas ainda não utilizadas.
  • Pressupõe a expansão das fronteiras de mercado do produto da organização
  • Leva a entender a experiencia dos clientes
  • Auxilia na exploração dos ainda não consumidores
  • Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento da estratégia
  • A maioria dos oceanos azuis é criada dentro dos próprios oceanos vermelhos, expandindo os limites do segmento de negócio existente. Mas nada impede que esses mercados possam ser estabelecidos bem além dos limites do segmento de negócio, até então existente.
  • A iniciativa Oceano Azul configura-se em um conjunto de decisões e ações gerenciais, que resultam em importantes produtos e serviços, capazes de desenvolver novos mercados

Nota: Deve ser levado em conta que nenhuma organização ostenta alto desempenho por longo período e os setores encontram-se em processo de constante recriação, expansão e desenvolvimento.

Pressupostos e características do Oceano Azul

  • Foco: não se pode sair atirando para todo lado
  • Mensagem: simples e fácil de ser entendida
  • Proposta: deve ser única no setor
  • Pressupõe inovar e se separar da a concorrência
  • Inovar e perseguir novas oportunidades
  • Inovação de Valor agrega grandes saltos em valor, tanto para a organização quanto para os clientes. Faz com que os consumidores tenham uma outra percepção dos produtos, serviços e entregas ofertadas.
  • A inovação de valor busca outro sentido para a inovação, dando a mesma ênfase à inovação e ao valor, ao mesmo tempo, uma vez que os dois têm a mesma importância.
  • As organizações que buscam alto crescimento, prestam pouca atenção em atingir ou vencer os concorrentes, elas procuram fazer com que a concorrência se torne irrelevante através da lógica estratégica da Inovação de Valor
  • Ir além da demanda existente
  • Neste trabalho é dada atenção especial à inovação de valor, que é a essência do conceito da estratégia do oceano azul, cujo foco é desviado da premissa de vencer os concorrentes, para a criação de ambientes não concorrenciais, buscando assim novos espaços de mercado inexplorados
  • Busca de estratégia orientada pelo Baixo Custo e Diferenciação do produto/serviço – simultaneamente. A isto o autor chama de Inovação de Valor

Azul3 - Estratégia do Oceano Azul - 22Representação da Inovação de Valor

 

Alguns diferenciais entre as duas estratégias:

Azul4 - Estratégia do Oceano Azul - 22

Ferramentas e Modelos de análise propostos na Estratégia

Para viabilizar a implantação da estratégia do oceano azul, faz-se necessária a utilização de algumas ferramentas e modelos de análise, que permitam monitorar e tomar as decisões adequadas para implementar a Inovação de Valor, sendo elas:

Azul1 - Estratégia do Oceano Azul - 22

 

  1. Matriz de Avaliação de Valor

azul11 - Estratégia do Oceano Azul - 22Modelo de Matriz de Avaliação de Valor

– As linhas do gráfico são conhecidas como Curvas de Valor do segmento de negócio.

Valor é a ferramenta do cliente, para diferenciar um produto de outro.

  • Matriz de Avaliação de Valor é uma ferramenta para diagnosticar como as organizações de um determinado segmento de negócio entregam valor aos seus clientes – (demonstra a energia gasta, ou a intensidade aplicada em cada atributo do produto, por cada organização)
  • Uma ferramenta – um modelo de análise, que se presta a verificar a situação atual no espaço de mercado conhecido, possibilitando que a organização compreenda quais são os atributos (características) de produto/serviço entregues pela concorrência e quais são aqueles atributos que os clientes valorizam.
  • Outro exercício interessante de ser feito para busca da inovação de valor, é o de visualizar, na Matriz de Avaliação de Valor, os atributos de valor que a organização entrega, versus os atributos da concorrência, bem como aqueles que podem ser criados (adicionados) pela organização.
  • Demonstra os atributos que são realmente importantes ao cliente
  • Explicita como as organizações podem alcançar o cenário do oceano azul, através da avaliação destes atributos. Que mudanças podem ser implementadas no negócio para se alcançar a estratégia do Oceano Azul

 

– Atributos de um produto – Amostras:

  • Estética
  • Funcionalidade
  • Qualidade
  • Facilidade de uso
  • Assistência Técnica
  • Durabilidade
  • Conforto
  • Segurança
  • Preço
  • ………

As organizações bem sucedidas, que adotam a estratégia do oceano azul, dão especial atenção aos atributos de produto, serviço e entrega, e usam estes atributos como plataforma para a obtenção da Inovação de Valor. Por mais óbvios que pareçam, estes atributos, precisam ser destacados, pois são de suma importância na utilização da matriz de avaliação de valor.

Azul1 - Estratégia do Oceano Azul - 22

  1. O Modelo das 4 Ações:

O livro recomenda que as organizações considerem o “Modelo das 4 Ações”, para reconstruir os atributos de valor da marca na elaboração de uma Nova Curva de Valor, tomando-se por base quatro perguntas básicas, que visam questionar a lógica estratégica e o modelo de operação do negócio.

Lembrando que é o “valor” que faz com que as pessoas tomem a decisão de compra.
“Valor” é a motivação, por trás da decisão de comprar, (ou de não comprar).

Azul7 - Estratégia do Oceano Azul - 22Representação – Modelo das 4 Ações

 

Quanto à Redução de Custo:

1. Reduzir:

  • Quais atributos existem em função de competição com outras organizações e podem ser reduzidos?
  • Os que podem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais – sem afetar o Valor que o cliente percebe? (temos – forte, mas os clientes dão pouco valor)

2. Eliminar:

  • Os atributos existentes em função de competição, que devem ser eliminados, sem afetar o Valor que o cliente percebe?
  • Atributos considerados dispensáveis pelo setor, que devem ser eliminados? (temos, mas os clientes não dão valor)

Quanto ao Aumento de Valor (que o cliente reconhece):

1. Levantar: Quais atributos o segmento de negócio oferece, discretamente? (temos, de forma discreta, mas os clientes valorizam)

2. Criar: Quais atributos o segmento de negócio não oferece? (não temos, mas os clientes dão muito valor)

Azul1 - Estratégia do Oceano Azul - 22

  1. Nova Curva de Valor

Organizações de alto desempenho criam uma nova e superior curva de valor. Elas utilizam com maestria a matriz eliminar-reduzir-elevar-criar, que acaba dando origem à nova curva de valor, mostrada na figura abaixo.

O mesmo preceito utilizado no modelo das 4 ações, é usado também na utilização de outra ferramenta, a matriz eliminar-reduzir-elevar-criar, que visa induzir as organizações irem além de responder as perguntas citadas acima, mas também a agir com base nelas, com o objetivo exclusivo de criar uma nova curva de valor.

azul16 - Estratégia do Oceano Azul - 22Modelo de Matriz de Avaliação de Valor – com nova Curva de Valor

 

Formulando (pensando) a Estratégia do Oceano Azul

Azul5 - Estratégia do Oceano Azul - 22

Princípios da estratégia do oceano azul :

1. Princípios da formulação da estratégia – para maximizar oportunidades e minimizar riscos, buscando oportunidades de Oceano Azul

    1. Reconstruir as fronteiras do mercado –
      1. Setores alternativos (produtos ou soluções alternativos para o seu cliente) – (cinema ou restaurante)
      2. Grupos estratégicos (ofertas a nichos específicos)
      3. Quem é o público ideal da organização (Aconselhador, intermediário, o final…)
      4. Se é possível ofertas assessorias atraentes – complementares
      5. Apelos e aspectos emocionais do comprador – preferências nem sempre claras
      6. Fator temporal – Extemporâneo
    2. Concentrar-se no panorama global e não nos números – focar grandes ações estratégicas. Os detalhes podem ser tratados no ambiente de operação
    3. Trata de ir além da demanda existente – Escala – focar nos não-clientes e construir importantes pontos, naquilo que é valorizado pelos compradores
      1. O primeiro nível – são os que já compram, por necessidade
      2. O segundo nível – são os que se recusam a comprar no setor
      3. O terceiro nível – os que nunca pensaram nas ofertas do setor como hipótese de escolha
    4. Acertar a seqüência estratégica – (Análise de viabilidade)
      1. Utilidade – A ideia de negócio gera utilidade excepcional para o cliente?
      2. Preço – O preço é realmente acessível para a massa de compradores?
      3. Custo – É capaz de gerar lucro – compatível com a meta de custo?
      4. Adoção – Empregados parceiros e o público em geral apoiam a iniciativa?

2.    Princípios de Execução, que envolve:

a)      Superação das principais barreiras organizacionais (internas)

As empresas enfrentam dificuldades para converter o pensamento em ação, seja em oceanos vermelhos,  em oceanos azuis.  Principais barreiras:

  • Cognitiva: despertar os empregados para a necessidade da mudança de fundamentos, com chamamento para o engajamento nas mudanças que decorrem da Estratégia do Oceano Azul
  • Limitação de recursos: quanto maior for a mudança na estratégia, mais se necessitará de recursos para executá-la
  • Motivação: romper o status quo e transformar a organização, divulgando visões estratégicas grandiosas e empreendendo iniciativas de mobilização
  • Organizacional: aqueles que resistem – sejam internos ou externos à organização – luta pela proteção de suas posições

b) Introduzir a execução das mudanças definidas na matriz eliminar-reduzir-elevar-criar, no rol de ações estratégicas da organização

Se todos os itens estiverem satisfatórios, a estratégia do oceano azul está comercialmente viável

 

Os 4 passos para a aplicação da Estratégia do Oceano Azul – na prática

Azul2 - Estratégia do Oceano Azul - 22

1. Despertar visual

  • Criar um entendimento comum sobre o cenário vigente na organização, através de uma curva de valor atual, que represente o perfil estratégico atual da organização. Ideal é uma reunião, com um grupo de trabalho, cujas pessoas conheçam profundamente o negócio, para discutir e entender a estratégia atual em conjunto.
  • Comparar a organização com os concorrentes e identificar/registrar o que deve ser alterado.

azul13 - Estratégia do Oceano Azul - 22Representação do Despertar Visual

 

Azul2 - Estratégia do Oceano Azul - 22

2. Exploração visual

  • Enviar grupo de trabalho a campo para entender como as pessoas utilizam (ou não) os produtos e/ou serviços da organização. Envolve conversar com novos clientes, ex-clientes e clientes da concorrência. Com esses subsídios, o grupo de trabalho deve propor novas estratégias e diferentes curvas de valor.
  • Registrar vantagens diferenciadoras de produtos e serviços alternativos
  • Identificar vantagens diferenciadoras dos nossos concorrentes
  • Pesquisar e registrar o que tem Valor para o nosso Cliente
  • Explorar as 6 fronteiras de mercado, e sugerir e que fatores se devem eliminar, criar ou mudar.

azul14 - Estratégia do Oceano Azul - 22Representação da posição do mercado – em relação a um determinado produto

azul15 - Estratégia do Oceano Azul - 22Representação da Exploração Visual

Azul2 - Estratégia do Oceano Azul - 22

3. Feira de estratégia visual

  • O grupo de trabalho deve apresentar novas estratégias e curvas de valor futuras a alguns “jurados”. Esses avaliadores irão votar as melhores ideias, dando feedback positivo ou negativo para cada uma delas.
  • Para facilitar, é possível montar uma matriz com os atributos competitivos que devem ser eliminados, reduzidos, elevados e criados.

azul16 - Estratégia do Oceano Azul - 22Representação da Feira de estratégia visual

Azul6 - Estratégia do Oceano Azul - 22Ligação das definições da Estratégia do Oceano Azul com os respectivos Processos

Azul2 - Estratégia do Oceano Azul - 22

4. Comunicação visual

  • Divulgação da estratégia – visão futura, para que ela possa ser claramente compreendida por todos. Ideal é o uso de instrumento de divulgação objetivo, visual e de fácil entendimento
  • Sensibilizar as pessoas, a respeito de quais atividades devem merecer os esforços, para se atingir a visão de futuro desejada pela organização

 

Benefícios com o uso da Estratégia do Oceano Azul

A utilização dos conceitos contidos no Modelo de Matriz de Avaliação de Valor e no Modelo das 4 Ações, proporciona benefícios imediatos às organizações, que são:

  1. Força as organizações a buscarem simultaneamente diferenciação e baixo custo, para romper o trade-off valor-custo. Entenda-se por trade-off, a opção que a organização tem entre optar por uma prática, em detrimento de outra. As organizações que adotam a estratégia do oceano vermelho, optam por diferenciação ou baixo custo, raramente optam pelas duas.
  2. Destacam-se imediatamente as organizações que se concentram apenas em elevar e criar, aumentando assim os seus custos
  3. Pelos modelos e ferramentas simples, pode ser compreendida com facilidade por equipes de qualquer nível, fomentando alto nível de envolvimento em sua aplicação.
  4. Por tratar-se de uma tarefa desafiadora, o preenchimento da matriz estimula as organizações a investigarem intensamente todos os atributos de valor em que se baseia a concorrência setorial, levando as a descobrir o conjunto de premissas inconsistentes que as orientará na competição, permitindo criar (descobrir) atributos que ainda não foram entregues pelo mercado.

 

Para que serve?

Serve para desenhar modelos de mercados “inexistentes” que, quando encontrados e explorados, são potenciais geradores de vantagens competitivas sustentáveis.

Quando aplicar?

A Estratégia do Oceano Azul é utilizada (principalmente) em tempo do desenvolvimento do Planejamento Estratégico, na fase de elaboração de estratégias, apresentando-se como ferramenta para elaborar e implementar estratégias geradoras de vantagens competitivas sustentáveis

Amostras de estratégias do Oceano Azul:

Apple – iTunes Assim, os usuários da Apple passaram a poder baixar músicas legais e de alta qualidade a um preço razoável. O resultado: isso tornou as fontes tradicionais de distribuição de música irrelevantes

Canon – Com suas copiadoras e impressoras de mesa pequenas e fáceis de usar

A Dell Computadores –  Com suas vendas diretas aos clientes, a Dell conseguia vender seus PCs a preços 40% inferiores aos dos Concorrentes. O tempo de entrega: 4 dias, em comparação com a média dos concorrentes, de dez semanas.

Carros japoneses – pequenos e eficientes – Na década de 1970, os japoneses criaram um oceano azul, desafiando a indústria automobilística americana com carros pequenos e eficientes

Ford Modelo T – carros altamente padronizados, com poucas opções e componentes intercambiáveis, a linha de montagem revolucionária da empresa substituiu artesãos qualificados por trabalhadores não-qualificados. Seu preço o tornava acessível para a maioria dos americanos

Netflix – explorou seu oceano azul com um negócio totalmente disruptivo, que mudou para sempre a forma de assistir a séries e filmes sob demanda

Nubank – conseguiu unir o baixo custo das operações à entrega de valor superior ao cliente, inovando a forma de utilizar o cartão de crédito. Enxugou custos com o autoatendimento por app e conseguiu oferecer anuidade grátis, além de facilitar a vida do cliente com seu app

Sandálias Havaianas –  posicionou seu produto como uma grife, no mercado mundial

Uber – explorou um mercado totalmente novo, ao oferecer facilidades que os usuários de táxi buscavam —além de conquistar consumidores que não faziam uso desse serviço por conta do alto custo

Casas Bahia – inovou por focar em um nicho o varejo, as classes C e D, oferecendo crédito para os consumidores com menor poder aquisitivo.

 

Criadores:

Os temas dessa aula são tratados no livro ”A Estratégia do Oceano Azul” – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante 
(Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make Competition Irrelevant)
KIM, W. Chan e MAUBORGNE, Renée – Harvard Business School Press – 2008

Chan Kim é professor de estratégia e gestão internacional do INSEAD, em Fontainebleau, França. Lecionou na Universidade de Michigan. Publicou numerosos artigos sobre estratégia e sobre gestão de empresas multinacionais em diversos periódicos, como Financial Times,The Wall Street Journal e The New York Times e é um dos fundadores da Value Innovation Network.
Renée Mauborgne é Distinguished Fellow do INSEAD, onde é professora de estratégia e gestão. Ela também é ligada ao Fórum Econômico Mundial e publicou inúmeros artigos sobre estratégia e gestão de empresas multinacionais.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./

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Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

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