Diagnóstico do Processo
Definição:
É o trabalho executado após o mapeamento – AS IS e antes do redesenho – TO BE, que visa descrever, textualmente, a situação do processo, segundo os seus problemas ou fraquezas identificadas no mapeamento. Pela análise da realidade levantada durante a documentação AS IS (diagrama + planilha de pontos fracos), elabora-se um relatório diagnóstico da situação atual, que serve de base para que todos que tenham interesse no processo e possam dar contribuição, no sentido de determinar ou sugerir melhorias, o façam. Este relatório retrata as discussões de cada problema e alternativas de melhoria, visando gerar uma primeira proposta de transformação do processo e tem, portanto, sugestões para isso.
Quem:
Os participantes desse trabalho são principalmente as pessoas que realizam o processo no dia-a-dia, os executores. Recomenda-se também a participação de pessoas do processo fornecedor e do processo cliente e, se possível, alguém de TI. Chefias e pessoas com visão de futuro são bem-vindas nesse trabalho.
Conteúdo:
Para cada problema identificado, o seu detalhamento, de forma a ficar totalmente claro o seu entendimento e a causa raiz. A fundamentação, defesa e justificativa de proposta(s) para sua correção.
Nota Importante:
Antes de levar o conteúdo diagnóstico para ser base e um dos elementos para a reunião TO BE, certifique-se de que a alta gestão está de acordo com as soluções propostas na mesma.
Diagnóstico é uma etapa fundamental na implementação de BPM, e assim, um mecanismo de avaliação e melhoria de Processo.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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