Metodologia de implantação de BPM – 16

Escrito por Pedro Mello

13 de agosto de 2018

16 BPM Gestão de Processos Como implantar gestão de processo de negocio metodologia

Metodologia de implantação de BPM

Neste ponto, iniciamos o uso da metodologia, traduzida em passos, ou etapas, relativas à implementação da Gestão por Processos em uma organização.

Diversas organizações implementam iniciativas que guardam relação com Gestão de Processos, todavia, na grande maioria, são ações isoladas que levam a poucos resultados consistentes e duradouros, que efetivamente transformem a organização. Pela proliferação de iniciativas envolvendo processos, bem como pela atual vasta oferta de soluções informatizadas voltadas a processos (BPMS), muitas organizações têm feito investimentos significativo($) em trabalhos dessa natureza. Tanto no Brasil, como no exterior, são vários os casos que envolvem apenas mapeamento, análise e redesenho de processos, feitos a partir das áreas, e não dos processos ponta a ponta.

Nota-se que são iniciativas desconexas, pontuais, envolvem apenas parte da organização, e nem sempre nascem, prosperam e criam raízes, com a concordância e engajamento da alta gestão.

Diversos gestores parecem cada vez mais se perguntar: como podemos otimizar o valor extraído com as ações voltadas a processos – e a maioria ainda se pergunta: “mapear os processos, e o que mais? Quais os próximos passos? Como continuar a usar processos para produzir a melhoria do negócio, de forma perene, para se obter melhorias e consequentes ganhos, ao longo do tempo?”

A seguir, um roteiro simples para efetiva implementação e enraizamento da Gestão de Processos na organização, de forma que tal mecanismo de gestão crie raízes profundas na organização, incorporando-se na sua rotina de gestão

A METODOLOGIA

Conceitualmente uma metodologia constitui-se de uma abordagem organizada, para atingir um objetivo, através de passos pré-estabelecidos. É um roteiro para o desenvolvimento estruturado de um conjunto de atividades, visando a qualidade e produtividade. A metodologia serve como guia, definindo por onde começar, que passos seguir, pessoas e conhecimentos envolvidos, bem como softwares frames e templates utilizados. Gestão de Processos de negócios é uma disciplina que admite adaptações às realidades das organizações. A presente Metodologia de Implementação de Gestão de Processos é resultado de várias experiências de implementação dessa prática, em um vasto espectro de organizações, do contexto público e do privado.

Antes de falar efetivamente de metodologia e passos metodológicos, colocamos temas que são pressupostos, ou pré-condição – portanto, não obrigatórios, mas sim recomendáveis – para se iniciar a implementação de Gestão de Processos. Entende-se que a organização tomou ciência desses temas, examinou o seu cenário e já adotou aquilo que julgou necessário e cabível, como preparativo, para a efetiva implementação de BPM. Temas ligados à preparação da organização para receber, entender, aceitar e praticar um novo mecanismo de gestão na organização:

  • Processo no ambiente de negócio
  • Conceito de Gestão de negócio
  • BPM – Gestão de Processos de Negócio – Conceituação
  • Implantação de BPM – Fatores Sucesso
  • Gestor de Processo
  • Escritório de Processos
  • Consultoria em Processos
  • Software para Processo
  • Técnicas para reuniões de Mapeamento e Redesenho
  • Gestão da Mudança em Gestão de Processos
  • Melhoria contínua baseada em processos
  • Indicadores de Processo
  • Monitoramento do Desempenho de Processos
  • Notação para documentação de Processo
metodologia - Metodologia de implantação de BPM - 16
Visão da metodologia de implementação de Gestão de Processo

Como implantar Gestão de Processos de Negócio é uma etapa fundamental na implementação de BPM, e assim, um mecanismo de avaliação e melhoria de Processo.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./ 

Fique à vontade para nos contatar:

pedro.mello@degrau10.com.br

www.degrau10.com.br

 

Desenvolva-se como Analista de Processos e acrescente novas oportunidades profissionais ao seu currículo

Prof. Pedro Mello

,,

Curso Gestão de Processos | EAD

O curso de capacitação mais completo sobre BPM!

Para você atuar como Analista de Processos

Artigos Relacionados

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.