Metodologia de implantação de BPM
Neste ponto, iniciamos o uso da metodologia, traduzida em passos, ou etapas, relativas à implementação da Gestão por Processos em uma organização.
Diversas organizações implementam iniciativas que guardam relação com Gestão de Processos, todavia, na grande maioria, são ações isoladas que levam a poucos resultados consistentes e duradouros, que efetivamente transformem a organização. Pela proliferação de iniciativas envolvendo processos, bem como pela atual vasta oferta de soluções informatizadas voltadas a processos (BPMS), muitas organizações têm feito investimentos significativo($) em trabalhos dessa natureza. Tanto no Brasil, como no exterior, são vários os casos que envolvem apenas mapeamento, análise e redesenho de processos, feitos a partir das áreas, e não dos processos ponta a ponta.
Nota-se que são iniciativas desconexas, pontuais, envolvem apenas parte da organização, e nem sempre nascem, prosperam e criam raízes, com a concordância e engajamento da alta gestão.
Diversos gestores parecem cada vez mais se perguntar: como podemos otimizar o valor extraído com as ações voltadas a processos – e a maioria ainda se pergunta: “mapear os processos, e o que mais? Quais os próximos passos? Como continuar a usar processos para produzir a melhoria do negócio, de forma perene, para se obter melhorias e consequentes ganhos, ao longo do tempo?”
A seguir, um roteiro simples para efetiva implementação e enraizamento da Gestão de Processos na organização, de forma que tal mecanismo de gestão crie raízes profundas na organização, incorporando-se na sua rotina de gestão
A METODOLOGIA
Conceitualmente uma metodologia constitui-se de uma abordagem organizada, para atingir um objetivo, através de passos pré-estabelecidos. É um roteiro para o desenvolvimento estruturado de um conjunto de atividades, visando a qualidade e produtividade. A metodologia serve como guia, definindo por onde começar, que passos seguir, pessoas e conhecimentos envolvidos, bem como softwares frames e templates utilizados. Gestão de Processos de negócios é uma disciplina que admite adaptações às realidades das organizações. A presente Metodologia de Implementação de Gestão de Processos é resultado de várias experiências de implementação dessa prática, em um vasto espectro de organizações, do contexto público e do privado.
Antes de falar efetivamente de metodologia e passos metodológicos, colocamos temas que são pressupostos, ou pré-condição – portanto, não obrigatórios, mas sim recomendáveis – para se iniciar a implementação de Gestão de Processos. Entende-se que a organização tomou ciência desses temas, examinou o seu cenário e já adotou aquilo que julgou necessário e cabível, como preparativo, para a efetiva implementação de BPM. Temas ligados à preparação da organização para receber, entender, aceitar e praticar um novo mecanismo de gestão na organização:
- Processo no ambiente de negócio
- Conceito de Gestão de negócio
- BPM – Gestão de Processos de Negócio – Conceituação
- Implantação de BPM – Fatores Sucesso
- Gestor de Processo
- Escritório de Processos
- Consultoria em Processos
- Software para Processo
- Técnicas para reuniões de Mapeamento e Redesenho
- Gestão da Mudança em Gestão de Processos
- Melhoria contínua baseada em processos
- Indicadores de Processo
- Monitoramento do Desempenho de Processos
- Notação para documentação de Processo
- Visão da metodologia de implementação de Gestão de Processo
Como implantar Gestão de Processos de Negócio é uma etapa fundamental na implementação de BPM, e assim, um mecanismo de avaliação e melhoria de Processo.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar: