Certificação profissional em BPM
Trata de entidades internacionais que reúnem, registram, estruturam, catalogam e compartilham conhecimentos e melhores práticas, a respeito de determinado segmento profissional. Seus afiliados, que podem ser pessoas, ou organizações, pagam um valor inicial de inscrição, e são submetidos a exames e/ou avaliações e, caso sejam aprovados, recebem uma certificação da entidade, como uma prova de que possui conhecimento conceitual e prática profissional para executar trabalhos ligados à Gestão de Processos, segundo a avaliação dessa entidade. Esses certificados precisam ser revalidados, periodicamente.
A certificação, dentre outros motivadores, evita que trabalhos com processos sejam executados com base em conhecimento empírico das pessoas, o que, obviamente, pode levar a variações de resultado, dependendo de quem o está executando. A certificação leva a uma relativa certeza de repetibilidade do processo e consequentemente do resultado. O mercado de trabalho reconhece, normalmente, as 2 certificações profissionais abaixo:
ABPMP significa Association of Business Process Management Professional – Associação dos Profissionais de BPM, sendo que BPM é, em inglês, Business Process Management – Gestão de Processos de Negócio. Nesta entidade há um “livro”, que cataloga os conhecimentos a respeito da disciplina BPM, e suas boas práticas, chamado CBOK – Commom Body of Knowledge – Corpo Comum de Conhecimento em BPM. Este livro tem, em teoria, tudo o que deve ser feito, e da melhor forma (boas práticas), para se gerir processos de negócio. Tem um certificado denominado CBPP – Certified Business Process Professional, para o qual o candidato dispende algum investimento e tempo, para submeter-se à prova de certificação, além de ter que provar que tem vivência profissional nesse ambiente de Gestão de Processos.
OCEB é uma certificação concedida pela Object Management Group, a OMG, atestando conhecimento relativo a trabalhos com Processos de Negócio. A OMG é uma entidade padronizadora, responsável por diversos padrões técnicos. Os mais conhecidos pela área de tecnologia são o UML e CORBA, mas esta organização mantém centenas de especificações técnicas de linguagens, notações e padrões para diversas aplicações.
O foco da certificação OCEB, portanto, não está na experiência do profissional diretamente em processos, mas a verificação do conhecimento e domínio sobre conceitos e padrões, em especial os mantidos pela OMG, para processos de negócio, como: Business Motivation Model (BMM), Business Process Model and Notation – BPMN, Business Process Definition Metamodel (BPDM), Case Management Model and Notation (CMMN) entre outros. Também são tratados frameworks de qualidade e governança como SOX, COBIT, ITIL, Six Sigma e Lean.
Assim, por exemplo, para o profissional poder confirmar domínio e conhecimento sobre todos os aspectos de BPM, sob a perspectiva da OMG, precisará passar por cinco exames, ou então poderá escolher uma linha específica (negócio ou técnico) e realizar três exames até obter o nível avançado. Para fazer o exame não há pré-requisitos. Basta estudar a bibliografia relacionada ao respectivo exame, realizar a aquisição do voucher e, na data marcada, ir ao local fazer o exame. A prova é em inglês.
- Certificação Profissional em Processo
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar: