Cadeia de Valor – 13

Escrito por Pedro Mello

12 de junho de 2020

cadeia de valor

Série Ferramentas da Gestão

Cadeia de Valor

(Este tema é tratado na Aula 18 do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos)

O que é Cadeia de Valor:

  • É uma forma de representar como a organização torna efetivos, a sua missão e objetivos. É o conjunto de atividades desenvolvidas pela organização, tanto para a geração dos produtos/serviços, razão da sua existência, quanto aquelas atividades de apoio à geração desses produtos.
  • É a representação – normalmente gráfica – dos componentes básicos da operação uma organização e dos relacionamentos entre eles.
  • A Cadeia de Valor representa a Arquitetura de Processos da organização
  • Representa o inventário de Processos da Organização
  • Cadeia de Valor é essencialmente um diagrama, que mostra a visão macro dos processos, interligados, para configurar a agregação de valor que resulta da execução desses processos.
  • Cadeia de Valor é Análogo ao índice de um livro – que conta, de forma macro, o que tem detalhado internamente no livro

Origem:

  • Nos anos 50, o americano Lawrence D. Miles criou e introduziu as técnicas de Análise de Valor
  • O conceito foi ampliado por Alfred Rappaport – em 1986
  • Michael Porter aprimorou e difundiu o conceito, no final dos anos 80

A classificação proposta por Michael Porter envolve:

  • Processos Chave / Finalísticos / Core / Primários

Processos que têm relação direta com os Clientes. São a razão de ser da organização.

Ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possuem como mais marcante característica, a relação com os Clientes.

  • Processos de Suporte / Apoio

Colaboram com a realização dos processos primários.

Suas principais características são a ausência de relacionamento direto com os Clientes e o forte e evidente vínculo com a visão funcional tradicional.

Algumas organizações segregam em um terceiro bloco, os Processos de Gestão / da Estratégia (que são extraídos dos Processos Suporte / Apoio).

São processos estabelecidos formalmente, com o intuito de coordenar as atividades dos processos de suporte e dos processos primários. Buscam garantir que os processos atinjam suas metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais.

Aplicação da Cadeia de Valor: 

 No dia a dia da gestão da organização, como ferramenta de análise da operação, representando – de forma macro – como são gerados os produtos / serviços, razão de ser do negócio. Quando se necessita conhecer como se trabalha, numa visão macro – simplificada.

Quando se precisa responder: quais são os processos da organização.

(O diagrama de Processos responde: Como são realizados os processos da organização)

Cadeia de Valor é o trabalho estruturante, que antecede e serve de base para o mapeamento detalhado / redesenho detalhado de processos, em diagramas de processo. É, portanto base, para o entendimento da lógica de trabalho da organização, bem como da implementação da Gestão por Processos, que preconiza a melhoria contínua da operação .

Como se usa: 

Normalmente são usados diagramas, que representem as macro atividades desenvolvidas pela organização, sequenciadas em um fluxo de trabalho.

Benefícios do uso:

Conhecimento da realidade do negócio, às pessoas que fazem ou não parte da operação, de forma que consigam visualizar o trabalho e, com esse entendimento, consigam propor mudanças, para usar da melhor forma possível os recursos colocados à disposição do Gestor e assim, melhorar a eficiência e eficácia do negócio.

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

Cordialmente,

Pedro Mello   ./

Fique à vontade para nos contatar:

pedro.mello@degrau10.com.br

www.degrau10.com.br

 

Conteúdo

Desenvolva-se como Analista de Processos e acrescente novas oportunidades profissionais ao seu currículo

Prof. Pedro Mello

,,

Curso Gestão de Processos | EAD

O curso de capacitação mais completo sobre BPM!

Para você atuar como Analista de Processos

Artigos Relacionados

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.