Série Ferramentas da Gestão
Cadeia de Valor
(Este tema é tratado na Aula 18 do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos)
O que é Cadeia de Valor:
- É uma forma de representar como a organização torna efetivos, a sua missão e objetivos. É o conjunto de atividades desenvolvidas pela organização, tanto para a geração dos produtos/serviços, razão da sua existência, quanto aquelas atividades de apoio à geração desses produtos.
- É a representação – normalmente gráfica – dos componentes básicos da operação uma organização e dos relacionamentos entre eles.
- A Cadeia de Valor representa a Arquitetura de Processos da organização
- Representa o inventário de Processos da Organização
- Cadeia de Valor é essencialmente um diagrama, que mostra a visão macro dos processos, interligados, para configurar a agregação de valor que resulta da execução desses processos.
- Cadeia de Valor é Análogo ao índice de um livro – que conta, de forma macro, o que tem detalhado internamente no livro
Origem:
- Nos anos 50, o americano Lawrence D. Miles criou e introduziu as técnicas de Análise de Valor
- O conceito foi ampliado por Alfred Rappaport – em 1986
- Michael Porter aprimorou e difundiu o conceito, no final dos anos 80
A classificação proposta por Michael Porter envolve:
- Processos Chave / Finalísticos / Core / Primários
Processos que têm relação direta com os Clientes. São a razão de ser da organização.
Ultrapassam qualquer fronteira funcional corporativa e possuem como mais marcante característica, a relação com os Clientes.
- Processos de Suporte / Apoio
Colaboram com a realização dos processos primários.
Suas principais características são a ausência de relacionamento direto com os Clientes e o forte e evidente vínculo com a visão funcional tradicional.
Algumas organizações segregam em um terceiro bloco, os Processos de Gestão / da Estratégia (que são extraídos dos Processos Suporte / Apoio).
São processos estabelecidos formalmente, com o intuito de coordenar as atividades dos processos de suporte e dos processos primários. Buscam garantir que os processos atinjam suas metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais.
Aplicação da Cadeia de Valor:
No dia a dia da gestão da organização, como ferramenta de análise da operação, representando – de forma macro – como são gerados os produtos / serviços, razão de ser do negócio. Quando se necessita conhecer como se trabalha, numa visão macro – simplificada.
Quando se precisa responder: quais são os processos da organização.
(O diagrama de Processos responde: Como são realizados os processos da organização)
Cadeia de Valor é o trabalho estruturante, que antecede e serve de base para o mapeamento detalhado / redesenho detalhado de processos, em diagramas de processo. É, portanto base, para o entendimento da lógica de trabalho da organização, bem como da implementação da Gestão por Processos, que preconiza a melhoria contínua da operação .
Como se usa:
Normalmente são usados diagramas, que representem as macro atividades desenvolvidas pela organização, sequenciadas em um fluxo de trabalho.
Benefícios do uso:
Conhecimento da realidade do negócio, às pessoas que fazem ou não parte da operação, de forma que consigam visualizar o trabalho e, com esse entendimento, consigam propor mudanças, para usar da melhor forma possível os recursos colocados à disposição do Gestor e assim, melhorar a eficiência e eficácia do negócio.
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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