Benchmarking de Processo – 11

Escrito por Pedro Mello

12 de junho de 2020

Benchmark de processo

Série Ferramentas da Gestão

Benchmarking de Processo

(Este tema é tratado na Aula 36 do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos)

 O que é Benchmarking:

Processo no qual uma organização busca, através de estudo sistemático – normalmente feito com visitas – comparar-se a outras organizações, buscando examinar se há uma forma diferente de gerar determinado produto, ou seja, como o mesmo processo é executado em diferentes localidades, ou diferentes organizações, para se gerar determinado produto.

Há casos de Benchmarking interno, em grandes organizações, quando se compara a prática de diferentes plantas, ou diferentes áreas de negócio, buscando formas vitoriosas de se trabalhar.

Caso haja uma forma diferente de se trabalhar, esta pode servir de inspiração para se pensar mudanças que tragam melhorias e novos patamares de desempenho do negócio, de acordo com a natureza, ambiente, cultura, recursos etc.

Benchmarking é a busca de um nível de desempenho reconhecido como padrão de excelência para um determinado processo de negócio. É um trabalho de pesquisa, que permite realizar comparações de processos e práticas, para identificar melhores práticas e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. É uma pesquisa que fornece informações, mas não é uma receita pronta, pois a cópia simples nem sempre é possível e aconselhável.

Tipos de Benchmarking:

Cooperativo: Estudo compartilhado com as melhores organizações do ramo, não concorrentes

Genérico: Estudar processos de organizações líderes de outros ramos de atividades

Competitivo: Comparar processos com concorrentes diretos

Especialista: Baseado no conhecimento de especialista(s) externos (Consultores)

Interno: Comparar processos ou práticas similares na própria organização. Este tipo de benchmarking, embora mais simples de ser realizado, mais barato, é riquíssimo em resultados …..  e pouco utilizado.

Origem:

Benchmarking como mecanismo de melhoria foi introduzido no ambiente de negócio pela organização Xerox, que o definiu como “o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes, ou com as organizações reconhecidas como líderes da indústria”.

Aplicação: 

Quando se tem a necessidade de evoluir, nos mecanismos de gestão e melhoria da operação, mas se tem dúvida, se a organização está usando as melhores práticas, ou há suspeitas de que o mercado já tem formas diferentes e melhores, de trabalhar e gerar os mesmos produtos.

Como se usa: 

  1. O primeiro passo é o planejamento, nomeadamente a identificação de quais são os objetivos a serem atingidos e a escolha de qual organização (referência) deve ser analisada.
  2. Em seguida inicia-se a coleta de dados, forma de operação, modelo de gestão e resultados de negócio, analisando a informação pública existente e a informação disponibilizada pela organização escolhida como referência.
    1. Nesse ponto faz-se uso dos recursos de modelagem da Cadeia de Valor da organização que está promovendo o Benchmarking, bem como o mapeamento dos seus processos envolvidos, ou alvo desse trabalho.
      Do mesmo modo, e dentro do possível, faz-se a modelagem da Cadeia de Valor e o mapeamento dos processos envolvidos, da organização que está sendo estudada – a organização referência.
  3. Segue-se com a análise dos dados e informações recolhidos, fazendo-se comparações e determinando as diferenças de desempenho, as práticas e formas de trabalho, bem como a identificação dos fatores responsáveis pelos melhores resultados da organização referência.
  4. O último passo consiste na adaptação desses fatores à realidade da organização promotora do Benchmarking, com a estruturação de um plano de ação, para implementação das mudanças que possam favorecer os objetivos que o motivaram. Caso se adote práticas visualizadas em outras organizações, adaptadas à realidade da organização, é possível que os processos sejam redesenhados e, neste caso, uma modelagem de processos se faz necessária.

Benefícios do uso:

  • Conhecimento de outras práticas do mercado – que podem trazer inspiração para mudanças na operação e gestão, na organização promotora do Benchmarking
  • Certificação da existência ou não de melhores práticas no mercado – para os processos ou áreas da organização, que estão sendo estudadas
  • Redução do tempo para análise, identificação de mudanças e implementação das melhorias

Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos

 Cordialmente,

Pedro Mello   ./

Fique à vontade para nos contatar:

pedro.mello@degrau10.com.br

www.degrau10.com.br

Conteúdo

Desenvolva-se como Analista de Processos e acrescente novas oportunidades profissionais ao seu currículo

Prof. Pedro Mello

,,

Curso Gestão de Processos | EAD

O curso de capacitação mais completo sobre BPM!

Para você atuar como Analista de Processos

Artigos Relacionados

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo – Processo de Negócio – 02

Processo - (Processo de Negócio / Business Process) Conceituação de Negócio (Business): Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Negócio se aplica à iniciativa...

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio – 03

Conceito de Gestão de Negócio Relembrando . . . O que é Negócio Pessoas que interagem, para executar um conjunto de atividades de entrega de valor, para clientes, e gerar retorno aos detentores do empreendimento. Trata-se da ocupação, da atividade, ou do trabalho, que...

Pedro Mello

Pedro Mello

Minha vocação é transmitir experiências, melhores práticas, conceitos e vivências em BPM – Gestão de Processos. Atualmente com centenas de alunos formados em Gestão de Processos e uma vida profissional dedicada ao conhecimento nesta área, continuo na missão de capacitar as pessoas.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.