Série Ferramentas da Gestão
Benchmarking de Processo
(Este tema é tratado na Aula 36 do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos)
O que é Benchmarking:
Processo no qual uma organização busca, através de estudo sistemático – normalmente feito com visitas – comparar-se a outras organizações, buscando examinar se há uma forma diferente de gerar determinado produto, ou seja, como o mesmo processo é executado em diferentes localidades, ou diferentes organizações, para se gerar determinado produto.
Há casos de Benchmarking interno, em grandes organizações, quando se compara a prática de diferentes plantas, ou diferentes áreas de negócio, buscando formas vitoriosas de se trabalhar.
Caso haja uma forma diferente de se trabalhar, esta pode servir de inspiração para se pensar mudanças que tragam melhorias e novos patamares de desempenho do negócio, de acordo com a natureza, ambiente, cultura, recursos etc.
Benchmarking é a busca de um nível de desempenho reconhecido como padrão de excelência para um determinado processo de negócio. É um trabalho de pesquisa, que permite realizar comparações de processos e práticas, para identificar melhores práticas e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. É uma pesquisa que fornece informações, mas não é uma receita pronta, pois a cópia simples nem sempre é possível e aconselhável.
Tipos de Benchmarking:
Cooperativo: Estudo compartilhado com as melhores organizações do ramo, não concorrentes
Genérico: Estudar processos de organizações líderes de outros ramos de atividades
Competitivo: Comparar processos com concorrentes diretos
Especialista: Baseado no conhecimento de especialista(s) externos (Consultores)
Interno: Comparar processos ou práticas similares na própria organização. Este tipo de benchmarking, embora mais simples de ser realizado, mais barato, é riquíssimo em resultados ….. e pouco utilizado.
Origem:
Benchmarking como mecanismo de melhoria foi introduzido no ambiente de negócio pela organização Xerox, que o definiu como “o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes, ou com as organizações reconhecidas como líderes da indústria”.
Aplicação:
Quando se tem a necessidade de evoluir, nos mecanismos de gestão e melhoria da operação, mas se tem dúvida, se a organização está usando as melhores práticas, ou há suspeitas de que o mercado já tem formas diferentes e melhores, de trabalhar e gerar os mesmos produtos.
Como se usa:
- O primeiro passo é o planejamento, nomeadamente a identificação de quais são os objetivos a serem atingidos e a escolha de qual organização (referência) deve ser analisada.
- Em seguida inicia-se a coleta de dados, forma de operação, modelo de gestão e resultados de negócio, analisando a informação pública existente e a informação disponibilizada pela organização escolhida como referência.
- Nesse ponto faz-se uso dos recursos de modelagem da Cadeia de Valor da organização que está promovendo o Benchmarking, bem como o mapeamento dos seus processos envolvidos, ou alvo desse trabalho.
Do mesmo modo, e dentro do possível, faz-se a modelagem da Cadeia de Valor e o mapeamento dos processos envolvidos, da organização que está sendo estudada – a organização referência.
- Nesse ponto faz-se uso dos recursos de modelagem da Cadeia de Valor da organização que está promovendo o Benchmarking, bem como o mapeamento dos seus processos envolvidos, ou alvo desse trabalho.
- Segue-se com a análise dos dados e informações recolhidos, fazendo-se comparações e determinando as diferenças de desempenho, as práticas e formas de trabalho, bem como a identificação dos fatores responsáveis pelos melhores resultados da organização referência.
- O último passo consiste na adaptação desses fatores à realidade da organização promotora do Benchmarking, com a estruturação de um plano de ação, para implementação das mudanças que possam favorecer os objetivos que o motivaram. Caso se adote práticas visualizadas em outras organizações, adaptadas à realidade da organização, é possível que os processos sejam redesenhados e, neste caso, uma modelagem de processos se faz necessária.
Benefícios do uso:
- Conhecimento de outras práticas do mercado – que podem trazer inspiração para mudanças na operação e gestão, na organização promotora do Benchmarking
- Certificação da existência ou não de melhores práticas no mercado – para os processos ou áreas da organização, que estão sendo estudadas
- Redução do tempo para análise, identificação de mudanças e implementação das melhorias
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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