Série Ferramentas da Gestão
Análise SWOT
O que é Análise SWOT:
Nos dias atuais uma palavra fundamental em todo tipo de organização é “Planejamento”. Um dos principais recursos de auxílio à construção e gestão do Planejamento Estratégico é a análise SWOT.
A análise SWOT, ou Matriz SWOT, é uma técnica utilizada para fazer análises de ambientes, ou cenários – internos e/ou externos, que podem afetar positiva ou negativamente o desenvolvimento do negócio em uma organização, orientando a obtenção e estruturação de informações consistentes para a montagem do seu planejamento estratégico. O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês, que significa respectivamente: Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
- Forças e Fraquezas – referem-se a elementos internos da organização.
-Forças indicam à organização o que deve ser potencializado.
-Fraquezas indicam o que deve ser reduzido, ou eliminado, através da aplicação de plano de melhoria.
- Oportunidades e Ameaças – referem-se a elementos, que embora externos, podem afetar a organização.
-Oportunidades constituem alavancas para auxiliar o alcance dos objetivos delineados pela estratégia.
-Ameaças indicam aspectos que podem constituir barreiras à implementação de determinadas estratégias. O ambiente externo, embora pela sua natureza esteja fora do controle, a organização deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar, ou criar mecanismos, para enfrentar as ameaças.
A análise SWOT mostra a posição estratégica da organização, no contexto de negócio no qual ela atua.
E uma das mais famosas ferramentas da Gestão Moderna.
Origem:
Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise. Há créditos para Albert Humphrey, líder de pesquisa na Universidade de Stanford, nas décadas de 1960 e 1970.
De Acordo com Hindle & Lawrence (1994) a técnica foi desenvolvida por Kenneth Andrews e Roland Christensen, da Harvard Business School. TARAPANOFF (2001:209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos, quando cita um conselho de Sun Tzu: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C.)
Aplicação:
O uso mais habitual da matriz SWOT é por ocasião do desenvolvimento do Planejamento Estratégico, como um recurso auxiliar, na preparação das informações que irão embasar a estruturação desse mecanismo de Gestão. Todavia, SWOT pode ser usada em qualquer momento da organização, para mostrar sua posição estratégica, em seu ramo de atuação. Pela sua simplicidade, praticidade e clareza, pode ser usada por qualquer organização, pública, ou privada, independente de porte , ou segmento de negócio.
Conhecidos os pontos Fortes, Fracos, Ameaças e Oportunidades, o propósito passa a ser o uso desse conhecimento, desenvolvendo planos de ação para eliminar o que é negativo e fomentar o que é positivo:
- Forças e Oportunidades – usar essas forças visualizadas, e fazer com que trabalhem positivamente, impulsionando o negócio
- Fraquezas e Ameaças – buscar a redução, ou eliminação desses elementos, para que não atrapalhem o desenvolvimento do negócio, reduzindo as chances de êxito da Estratégia Corporativa
Como se usa: A seguir uma sugestão de passos, para a montagem da Matriz SWOT, com amostras de temas de cada elemento da tabela. Cada organização deve analisar a sua realidade de negócio e definir os temas que são retrato do seu contexto:
-
Identifique e registre as Forças da organização
- Nosso produto é valioso – aos olhos do cliente
- Temos os melhores processos – eficientes e eficazes
- Nosso produto não pode ser imitado
- Temos os melhores recursos – inclusive os Humanos
- Nosso produto é Raro – e desejado pelos clientes
- Temos uma posição geográfica favorável – logística
- Preço é altamente atrativo
- Rede de distribuição é altamente eficaz
- etc
-
Identifique e registre as Fraquezas
- Nossa logística de Aquisição e de Entrega não são suficientes
- Nossa principal matéria prima é escassa
- Não temos suficiente capacitação e formação
- Nosso produto não é a primeira escolha dos Clientes
- Nosso produto é perecível
- A motivação da equipe é insuficiente
- Temos alta defasagem de tecnologias (TI, maquinas etc.)
- etc
-
Pesquise e registre as Oportunidades do negócio
- Adiantado desenvolvimento de nova tecnologia digital
- Produto de alta competitividade pronto para ser lançado
- Podemos produzir em alta escala
- Nosso time é altamente comprometido e engajado
- Adiantadas tratativas de investimentos externos
- Temos corpo técnico capaz de produzir alta qualidade
- Política do governo de crédito ao consumidor
- etc
-
Pesquise e registre as Ameaças do negócio
- Entrada de novos competidores – internos e externos
- Pirataria não coibida
- Perda de mão de obra (trabalhadores fundamentais)
- Dificuldade de operação em função de parâmetros e regulamentações
- Dificuldade de reação para transformação digital (concorrência)
- Insuficiente mão de obra especializada
- Risco de crackers – roubo da tecnologia e informações
- etc
Além do registro das informações dos 4 elementos, é possível e salutar, estabelecer algumas correlações entre esses elementos da Matriz. Abaixo algumas amostras dessas correlações (naturalmente, pode-se desenvolver outras correlações):
- Oportunidades podem potencializar a Força? Como?
- Oportunidades podem minimizar Fraqueza? Como?
- Força pode minimizar a Ameaças? Quais? Como?
- Fraquezas podem impedir Oportunidades? Como
- Fraquezas podem potencializar Ameaças? Quais? Como?
O conhecimento das informações relativas aos 4 elementos da Matriz SWOT facilita e orienta a montagem do Planejamento Estratégico da Organização.
Para um exitoso trabalho de montagem da matriz SWOT, é imprescindível envolver pessoas que conheçam, com profundidade, o negócio – interna e externamente, portanto, integrantes de diversas áreas. A sugestão é dispor essas pessoas em reuniões de trabalho, e ir documentando, em tempo real o que vai sendo tratado.
Benefícios do uso da Análise SWOT:
- Identificar elementos-chave para a gestão da organização, facilitando o estabelecimento de prioridades de atuação
- Apresentar uma síntese das análises externas e internas, que influenciam a organização
- Identificar riscos do negócio e problemas a resolver
- Facilita e orienta ações estratégicas da organização
- Identifica o que precisa, ou pode ser fortalecido, ou potencializado – pontos positivos
- Identifica o que precisa ser melhorado – pontos negativos
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
Fique à vontade para nos contatar:
Conteúdo