Série Ferramentas da Gestão
Modelo VRIO – (RBV – Resource Based View) (Abordagem Baseada em Recursos)
Quando houver referência ao termo Recursos, entenda: Recursos/Capacidades
Histórico
O Planejamento Estratégico é um processo de natureza analítica, no qual a organização define quais estratégias adotar, para alcançar seus objetivos e metas de negócio. Esses, por sua vez, são elaborados de acordo com os recursos disponíveis.
O Plano Estratégico foca as ações na geração de resultados a longo prazo e no crescimento do negócio.
Uma organização que não desenvolve um Plano Estratégico não sabe o que quer alcançar e não direciona suas ações para isso. Na prática, é a gestão no escuro.
A forma como as organizações desenvolviam o seu Plano Estratégico até o final dos anos 80, basicamente levava em conta a análise externa do ambiente de negócio, na qual se defendia que o resultado da organização dependia do posicionamento de mercado e demais influências do contexto externo, no qual a organização estava.
Após 1990, uma nova abordagem resgata a necessidade da análise dos aspectos internos e externos. Um enfoque particular sustenta que a vantagem competitiva se relaciona às diferenças internas entre as organizações, e assim mais consistentes, por serem baseadas nos recursos/capacidades internos.
A Vantagem Competitiva, então, pode ser obtida pelas diferenças internas entre as organizações em um mesmo segmento de negócio. A esta metodologia, que preconiza que os recursos internos são os propulsores e os limites para a busca de oportunidades, dá-se o nome de Abordagem Baseada em Recursos (RBV – Resource Based View of the Firm)
A abordagem RBV visualiza diferentes organizações como diferentes coleções de recursos, tangíveis e intangíveis, que conduzem, consequentemente, a diferentes capacidades competitivas
Recursos nas organizações
É natural que as organizações busquem garantir a sobrevivência no ambiente competitivo do mercado.
Visando superar dificuldades e mitigação de incertezas, precisam utilizar os recursos de que dispõem, na tentativa de garantir a sustentabilidade do negócio.
Para isso, precisam desenvolver eficientes políticas de gestão e eficientes estratégicas, como ferramentas de apoio, para atingir alto desempenho nos negócios.
- Recurso é tudo aquilo que é produtivo, ou seja, tudo que é utilizado para produzir algo novo e valioso para as pessoas
- Recurso é tudo aquilo que é colocado à disposição do Gestor, para produzir a missão da organização
- Recursos são elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens e serviços
- Recursos são todos os ativos tangíveis e intangíveis que uma organização possui e que podem ser usados para criar e implementar estratégias
- Capacidade refere-se ao nível mais alto de habilidade e possibilidade de realização. Intransferível.
(Ressalva: pela ótica da ciência econômica, o dinheiro não é um recurso. Ele é apenas um meio para que ocorram trocas de bens e serviços entre as pessoas.)
Os recursos de uma organização são classificados em:
- Recurso Físico – representado pela tecnologia, máquinas, equipamentos, instalações, localização geográfica, matéria-prima, sistemas informatizados
- Recurso Humano – conta com a capacidade intelectual e de relacionamento, os conhecimentos, que pode ser encontrada nas pessoas, sejam os gerentes, sócios administrativos ou os funcionários em geral
- Recurso Organizacional – diz respeito a estrutura formal da organização, técnicas de produção, governança corporativa, mecanismos de controle, sistemas de coordenação do trabalho, planejamentos, processos de negócio, canais digitais de relacionamento com clientes e com potenciais clientes
Para o pensamento estruturado dos recursos, algumas organizações os dividem em 2 grupos:
Tangíveis: envolvem os recursos Físicos, Humanos (força de trabalho) e Organizacionais, que podem ser observados e avaliados, com clareza (mencionados acima).
Intangíveis: envolvem os recursos mais abstratos, que não podem ser tocados – algumas amostras:
- relações informais entre os grupos – áreas
- reputação da organização e dos produtos
- engajamento dos funcionários
- habilidades administrativas
- habilidades tecnológicas – não documentadas
- habilidades de coordenação e gestão
- cultura organizacional
- conhecimento intrínseco
- habilidade dos recursos humanos
- relacionamentos com fornecedores, clientes, agências etc.
- etc.
A formulação e execução bem sucedida de estratégias de operação, viabilizadas pelos recursos tangíveis e intangíveis, que resultam mais valor que as estratégias dos concorrentes, constitui a Vantagem Competitiva da organização”
Vantagem Competitiva é diferencial(ais) que os concorrentes não têm.
A habilidade em saber usar os recursos, da maneira mais eficiente possível, é componente essencial para obtenção da Vantagem Competitiva para a organização.
Características de uma verdadeira Vantagem Competitiva:
Uma organização possui efetivamente Vantagem Competitiva quando adota uma estratégia de criação de valor que não é adotada por nenhum concorrente. Normalmente, isso é possível quando a organização consegue gerir os recursos de forma mais eficiente possível, gerando os melhores resultados.
A Vantagem Competitiva é considerada “sustentável” quando os concorrentes não têm capacidade de copiar ou imitar a estratégia de melhor uso dos recursos, a curto prazo.
A RBV :
A visão baseada em recursos (RBV – Resource-Based View) da organização é uma estratégia, um “jeito”, ou estratagema, para se obter Vantagem Competitiva para a organização
A RBV é uma perspectiva, ou abordagem da estratégia, que explica a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências distintivos da organização, ou seja, quem pode gerar Vantagem Competitiva são os recursos.
A visão baseada em recursos ( RBV ) é um modelo de avaliação organizacional que vê recursos como a chave para um desempenho superior da organização. Os recursos podem viabilizar que a organização tenha, ganhe e mantenha Vantagem Competitiva.
A visão baseada em recursos (RBV) analisa e interpreta os recursos internos da organização e enfatiza os recursos e capacidades na formulação de estratégias para alcançar vantagens competitivas sustentáveis.
A visão baseada em recursos tem como foco a análise interna, na qual os recursos e capacidades servem de base para compreender o que está se destacando na organização, ou o que pode se transformar em um diferencial competitivo
O modelo VRIO:
A RBV preconiza a avaliação de cada recurso da organização, com base em 4 atributos, ou características, cujo resultado define se ele se constitui, ou pode se tornar Vantagem Competitiva para a organização.
- Valor
- Raridade
- Imitabilidade
- Organização
O modelo VRIO é uma metodologia, uma ferramenta de Gestão, para fazer a análise da vantagem competitiva de um negócio, baseada na análise dos recursos internos da organização, visando potencializar a vantagem competitiva.
VRIO é um modelo de auxílio à tomada de decisão, do ponto de vista da construção do Planejamento Estratégico
É uma das principais ferramentas para realizar uma análise interna de uma organização. O principal objetivo é criar vantagem competitiva sustentável, ou seja, uma vantagem que seja duradoura e que os concorrentes não consigam superar.
VRIO viabiliza análise, a respeito do que uma organização tem, que a faz ter vantagem competitiva, em relação aos concorrentes.
VRIO coloca os recursos internos da organização em foco, como geradores de vantagem competitiva sustentável, e não apenas focando no ambiente externo
O modelo VRIO, fundamentado na visão baseada em recursos, demonstra quais são as características que os recursos devem possuir, a fim de constituírem Vantagem Competitiva, que se tornem ainda mais duradouras e eficazes. As questões propostas desenvolvem análises que visam bloquear ameaças originadas no ambiente externo e permite explorar oportunidade
Detalhando os 4 atributos da avaliação dos Recursos
Valor
Recursos valiosos são aqueles que mais contribuem para o cumprimento da missão e para a sustentabilidade do negócio. Auxiliam na redução de custos e aumento da receita e permite que a organização explore uma oportunidade de negócio. Amostras:
- Processo produtivo eficiente, que gera produtos/serviços de qualidade
- Força de trabalho produtiva
- Design inovador, capaz de atrair clientes
- Imagem forte de marca
Para ser considerado valioso, é preciso que o recurso seja forte o suficiente para explorar uma oportunidade ou para neutralizar uma ameaça externa. Se o recurso servir para um destes fins, então ele é considerado uma força para a organização.
Se o recurso não servir nem para explorar uma oportunidade e nem para neutralizar uma ameaça, então ele não será avaliado como Valioso
Se um recurso não for Valioso, ainda que seja Raro e Inimitável, pouca, ou nenhuma relevância terá, para a Vantagem Competitiva.
Raridade
Um recurso é raro se ninguém mais – ou poucos – têm igual, ou similar. Amostras:
- Um brilhante pesquisador que trabalha para a organização
- Fonte de fornecimento que não está aberta aos os concorrentes
- Produto ou marca ao qual os clientes são leais
- Localização geográfica privilegiada
- Está protegido por patentes (durante algum tempo)
O controle do recurso ou da capacidade está nas mãos de poucos concorrentes?
Inimitabilidade
Um recurso (Valioso e Raro) é inimitável quando não pode ser imitado ou copiado facilmente e, para ele, há poucos similares, ou substitutos.
O recurso é de difícil imitação e haverá uma desvantagem de custo significativa para a organização concorrente que tentar obter, desenvolver ou duplicar este recurso?
Organização
Refere-se ao quão bem a organização está preparada para explorar os recursos que são Raros e/ou Valiosos e/ou Inimitáveis. As políticas e processos da organização precisam estar organizados para dar suporte à exploração dos recursos, para maximizar os benefícios para a organização como um todo.
A organização está organizada, pronta e é capaz de explorar este recurso?
Como usar a ferramenta VRIO?
Passo 1: Plano de trabalho
Faça um plano de trabalho, para construção do modelo VRIO da organização.
Considere envolver pessoas que possuem um vasto e profundo conhecimento do negócio, internamente, bem como o mercado de atuação da organização. Eventualmente envolva pessoas de diferentes áreas, para essas avaliações estratégicas.
Evite fazer entrevistas. Procure fazer reunião de trabalho, com diversas pessoas no mesmo ambiente, para enriquecer a discussão e o produto desse trabalho.
Registre o resultado da reunião, em tempo real, de forma que todos que estejam na reunião, vejam.
Passo 2: Elenco de Recursos
Faça um elenco dos recursos disponíveis. Podem ser recursos Físicos, Humanos, ou Organizacionais, os quais podem ser classificados em Tangíveis, ou Intangíveis.
Esses recursos devem, pelo menos em princípio, serem considerados relevantes para o negócio.
Passo 3: Análise VRIO
Analise cada um dos recursos identificados, através da estrutura VRIO, e defina suas Implicações Competitivas
Avaliação de Valor – Valioso
Faça a avaliação de cada recurso, para determinar quais os atuais e os que têm o potencial – para trazer retorno para a organização. Alguns questionamentos que podem auxiliar essa tarefa:
- A equipe de produção pode reagir, suficientemente, para atender às mudanças?
- A organização tem produtos, serviços ou uma marca para os quais os clientes têm uma forte lealdade?
- O Design do produto é um atrativo?
- A organização tem recursos que sustentam a eficiência de um processo importante?
- A organização tem recurso que ajuda a criar novos produtos/serviços que atendam às demandas do mercado?
- O preço do nosso produto é atrativo e reconhecido pelo cliente?
- A organização tem parque tecnológico que lhe permita criar valor?
- O recurso terá vida longa?
- Os benefícios do recurso superam o custo de sua manutenção?
Avaliação de Raridade – Raro
Para os Valiosos recursos identificados acima, identifique o quanto eles são raros. Alguns questionamentos que podem auxiliar essa tarefa:
- Temos profissionais com alto conhecimento e rara experiência?
- Quanto tempo o recurso permanecerá raro ou exclusivo?
- Qual a chance de a concorrência ter recurso similar ou igual?
- Nosso produto é exclusivo?
- A organização tem acesso exclusivo a matérias-primas valiosas ou a outros suprimentos?
Avaliação de Inimitabilidade – Difícil de ser Imitado
A partir do elenco de recursos Valiosos, determine se cada um pode ser facilmente copiado/imitado. Alguns questionamentos que podem auxiliar essa tarefa:
- Quanto custa ao concorrente desenvolver algo similar?
- É fácil para os concorrentes duplicarem o recurso, ou produzir algo “genérico”?
- O recurso possui um substituto similar, que os concorrentes podem usar?
- Se substitutos estiverem disponíveis, qual a posição dos nossos clientes a respeito?
- É provável a entrada de novos concorrentes no mercado, que possam desenvolver produtos similares, ou melhores? Quando?
- Temos patente ou um direito autoral que nos protege?
Avaliação do Estágio de Organização – Se consegue Explorar
Para os recursos elencados, determine se a organização está estruturada adequadamente para explorar cada um. Alguns questionamentos que podem auxiliar essa tarefa:
- Nosso nível de informatização é ideal para utilização dos recursos?
- Organização tem o tipo certo de força de trabalho para aproveitar ao máximo esses ativos?
- As estruturas de gestão são apropriadas para uso dos recursos?
- O Modelo de Gestão é favorável ao uso dos recursos?
- Nossas políticas favorecem o uso do Recurso?
- Os processos de suporte estão suficientemente preparados para apoiar os recursos nos principais?
- A organização é capaz de usar o recurso adequadamente?
- As pessoas têm conhecimento dos nossos recursos e sabem tirar o melhor proveito?
- Nossa governança favorece o uso do Recurso?
Passo 4: Providências seguintes à avaliação VRIO
O modelo pode ser utilizado em qualquer momento da vida da organização.
Particularmente por ocasião do desenvolvimento do Planejamento Estratégico, se torna fundamental sua aplicação.
Fizemos o VRIO da nossa organização. E agora???
Tendo categorizado os Recursos, a organização precisa pensar como protegê-los, mantê-los, bem como o que se pode fazer, estrategicamente, para fomentar a sua posição competitiva.
Alguns questionamentos que podem auxiliar essa tarefa:
- As Vantagens Competitivas conhecidas, continuam válidas?
- A organização dá adequado foco ao recurso?
- Quais as ações Estratégicas para se tirar proveito das Vantagens Competitivas?
- Organização poderia usar melhor o recurso? Como?
- A organização pode ampliar o Valor, a Raridade ou a Inimitabilidade do recurso, no futuro?
- Como preservar o recurso para que suas características não sejam degradadas?
- A organização prioriza investimentos em pesquisa e desenvolvimento dos produtos e serviços que utilizam os recursos-chave?
- O departamento de vendas e marketing direciona mensagens de promoção para produtos e serviços que são valiosos para os clientes?
- São as principais competências que a organização concentra em alinhamentos com os recursos identificados como valiosos, raros e inimitáveis?
- O Planejamento Estratégico pode trabalhar na direção de desenvolver Recursos capazes de gerar Vantagem Competitiva
- Podemos fazer algo para transformar uma Desvantagem Competitiva em Vantagem?
- Podemos fazer algo para transformar uma Paridade Competitiva em Vantagem?
- Podemos fazer algo para transformar uma Vantagem Temporária em Vantagem?
- Podemos fazer algo para transformar uma Vantagem Não Utilizada em Vantagem?
Concluindo:
- Com a análise destes 4 atributos, ou características, de cada recurso, é possível avaliar as condições da organização ter ou criar Vantagem Competitiva.
- Além disso, com essa avaliação é possível também definir a qualidade e solidez de cada Vantagem Competitiva produzida pela organização
Benefícios da adoção da RBV – VRIO:
- Oferece um método estruturado para estudo dos Recursos, que potencialmente podem trazer Vantagem Competitiva
- Indica Recursos que precisam ser trabalhados, para se tornarem mais valiosos e assim, possam contribuir para Vantagem Competitiva – Ações do Planejamento Estratégico.
- Auxilia na definição daquilo que é prioritário para o planejamento estratégico.
Origem da RBV – VRIO:
- BARNEY, Jay – Firm Resources and Sustained Competitive Advantage – Journal of Management, 1991
- BARNEY, Jay.; Hesterly, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
Este texto é apenas um resumo do Tema, para proporcionar uma breve ideia do seu conteúdo. Caso você queira se aprofundar mais no assunto e aprender o passo a passo de como implantar BPM efetivamente, confira o conteúdo do nosso Curso Online – Formação de Analista de Processos
Cordialmente,
Pedro Mello ./
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